Dilma prega ‘humildade’ do governo e direito de população ‘se indignar’ .Pronunciamento do 7 de Setembro em cadeia de rádio e TV

Postado em 7 de setembro de 2013 por Josélia Maria

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=hMk9XypqsNQ
 

‘Não podemos aceitar que uma capa de pessimismo cubra tudo’, afirmou.

Dilma fez um balanço dos cinco pactos anunciados por ela em junho, durante um pronunciamento em resposta às manifestações populares que se alastraram por todo o país naquele mês. Os pactos foram por saúde, educação, mobilidade urbana, reforma política e estabilidade fiscal.

“Eu sei tanto quanto vocês que ainda há muito a ser feito. O governo deve ter humildade e autocrítica para admitir que existe um Brasil com problemas urgentes a vencer, e a população tem todo o direito de se indignar com o que existe de errado e cobrar mudanças”, afirmou no discurso exibido nesta sexta.

Em seguida, a presidente afirmou que “existe um Brasil de grandes resultados que não se pode deixar de reconhecer”. “Não podemos aceitar que uma capa de pessimismo cubra tudo e ofusque o mais importante: o Brasil avançou como nunca nos últimos anos”, disse.

Dilma falou sobre o programa Mais Médicos, lançado no âmbito do pacto pela saúde. Segundo disse, o programa irá produzir “resultados rápidos e efetivos”.
“O Mais Médicos está se tornando realidade, e tenho certeza de que, a cada dia, vocês vão sentir os benefícios e entender melhor o grande significado deste programa”, declarou.
A presidente esclareceu que os médicos estrangeiros estão ocupando “apenas as vagas que não interessam e não foram preenchidas por brasileiros”. “Não é uma decisão contra os médicos nacionais. É uma decisão a favor da saúde”, disse.
Ela reconheceu que o governo precisa fazer mais investimentos em hospitais e equipamentos, mas disse que “a falta de médicos é a queixa mais forte da população pobre”.
“Muita morte pode ser evitada, muita dor, diminuída, e muita fila, reduzida nos hospitais, apenas com a presença atenta e dedicada de um médico em um posto de saúde”, disse.

Youtube




[LoginRadius_Share]