Nesta quarta-feira (25), Fernando Bezerra Coelho entregou obras do sistema de abastecimento em Flores

Nesta quarta-feira (25), Fernando Bezerra Coelho entregou obras do sistema de abastecimento em Flores

O município de Flores passa a contar com abastecimento de água vinda do Rio São Francisco por meio das obras da Adutora do Pajeú. Nesta quarta-feira (25), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, inaugurou o novo trecho do sistema com a chegada da água no município. A obra faz parte dos empreendimentos de infraestrutura hídrica que o governo federal implanta na região para reduzir os efeitos da seca e garantir o abastecimento do semiárido nordestino.

Além de atender aos cerca de 23 mil moradores de Flores, a Adutora do Pajeú já beneficiou aproximadamente 140 mil habitantes do semiárido nordestino. Com vazão que chegará a 30 litros por segundo no trecho, o sistema deve fortalecer a agricultura e pecuária local, principais atividades econômicas do município sertanejo. A cidade pernambucana é a terceira beneficiada pelo sistema adutor.

Com 130 km de tubulação construídos ao longo do sertão do Pajeú, a obra abastece também Serra Talhada, Floresta e Calumbi. As próximas cidades beneficiadas pelo sistema serão Carnaíba e Afogados da Ingazeira. Toda a primeira etapa do empreendimento deverá ser concluída até a segunda quinzena de novembro, com a entrega dos trechos até Carnaíba e, a conclusão, em Afogados da Ingazeira.

O investimento total da obra – executada pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS) – é de R$ 547 milhões e faz parte do ‘Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)’.   A segunda fase do empreendimento abrange municípios de Pernambuco e Paraíba. No total, a adutora terá 598 quilômetros de extensão, com a capacidade de atender 400 mil pessoas de 21 cidades nos dois estados.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar