Petrolina:Socorro Lacerda fala em palestra sobre celebração do Dia da Mulher na SEDUC

Postado em 8 de março de 2014 por Josélia Maria

SONY DSC
image-20557

Uma palestra da professora de língua portuguesa,escritora e membro da União Brasileira das Mulheres (sertão-Petrolina),  Socorro Lacerda, marcou as celebrações do Dia  Internacional da Mulher que acontece hoje ( 08 de março).  Com o tema: “Bebo o Horizonte”, frase de um poema de Cecília Meireles, a palestrante instigou a reflexão sobre a simbologia da data e as lutas das mulheres na sociedade e violência contra a mulher e a aplicação da Lei Maria da Penha.

Na abertura, o secretário Municipal de Educação, Heitor Bezerra Leite, destacou que todos os dias devem ser dedicados ás mulheres. Afirmou que, apesar dos problemas socioculturais no país, as lutas contribuíram com resultados positivos. “Por isso que os discursos precisam ser praticados e quando isso ocorre, no conjunto da obra, há mudanças, afirmou.

imagem65
image-20558

Ela destacou o evento de 8 de março de 1896, quando as mulheres operárias se reuniram em Chicago nos Estados Unidos para protestar contra as condições de trabalho e de vida e 124 delas foram queimadas num incêndio. A professora lembrou que apesar dos avanços, a mulher ainda encontra-se em situação de desigualdade e a educação é uma alternativa essencial para a mudança de mentalidade. “É preciso continuar lutando. Creio que a educação é o principal caminho dessa transformação”, disse.

Outros pontos da palestra foram: gênero e raça e políticas de reparação contra o preconceito racial, as desigualdades segundo dados do Instituto – IPEA, pobreza, educação e racismo, mercado de trabalho para as mulheres.




[LoginRadius_Share]