Guarda Municipal de Petrolina realiza Curso de Capacitação para uso de Armamento não Letal

Guarda Municipal de Petrolina realiza Curso de Capacitação para uso de Armamento não Letal

IMG_0779

Entre os dias 01(sexta-feira) e 04, nesta (segunda-feira), desse mês de maio, a Guarda Municipal de Petrolina realizou o 1° Curso de Operador de Armamento não Letal – que contou com a participação 288 agentes de 24 cidades do estado do Pernambuco e Bahia. A capacitação aconteceu no prédio da Faculdade de Ciências Aplicadas (Facap) em Petrolina, com turmas no período diurno e noturno.

  A proposta do curso permitiu que os profissionais da área de segurança participassem de aulas teóricas e práticas ministradas pelo GM de Caxias do Sul – RS, Ricardo Fugante , que é instrutor de armamento e tiro credenciado pela Polícia Federal e pela Condor, fabricante dos Espargidores GL 108E/G e da SPARK DSK 700, (o dispositivo elétrico incapacitante).

 “A partir de agora, os agentes formados poderão desenvolver suas atividades profissionais, garantindo defesa pessoal e/ou de terceiros no estrito cumprimento de dever legal, amparado por lei, observando o uso diferenciado da força, segundo o ordenamento jurídico vigente no Brasil e os tratados internacionais, temas esses que também foram abordados na capacitação, além das aulas práticas”, explicou o GM Fugante.

De acordo com a coordenação do curso, receberam certificação, 82 integrantes da Guarda Municipal de Petrolina, 51 agentes da EPPTTC, e outros 155 formados, entre Policiais Militares, agentes da GM de outras cidades, agentes de Proteção da Vara da Infância e Juventude e responsáveis por atuações de caráter preventivo, e uso diferenciado da Força.

Para o secretário executivo de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Jenivaldo Santos, comandante da GM, “a capacitação foi importante para diversos aspectos. A formação dos agentes da GM de Petrolina no curso aconteceu no sentido de proporcionar qualificação ao efetivo para o uso dessa tecnologia não letal em suas ações, que também auxiliará na atuação no programa do Governo Federal “Crack, é possível vencer”, no eixo Autoridade”, ressaltou o secretário.

O prefeito Julio Lóssio, que vem apoiando e acompanhando o trabalho da Guarda Municipal, frisou que, “ uma corporação do porte da GM de Petrolina é exemplo hoje para o Nordeste e o país, pela dedicação em estar sempre á frente, se aperfeiçoando,  e agora também por possuírem um dos mais estruturados quarteis, recentemente inaugurado.”, destacou Lóssio.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar