Carlos Alberto Breis Pereira é nomeado Bispo da Diocese de Juazeiro

Carlos Alberto Breis Pereira é nomeado Bispo da Diocese de Juazeiro

frei-beto
por Mônia Ramos/GRFM

Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (17), o Bispo Diocesano de Juazeiro Dom José Geraldo da Cruz anunciou a nomeação do Bispo Coadjutor da Diocese baiana, o Reverendo Frei Carlos Alberto Breis Pereira, que tão logo deverá ser empossado, mas antes da apresentação ele deverá participar do Encontro de Formação no mês de Março. O anúncio foi feito no salão da catedral para a imprensa da região.

Após 13 anos à frente da Diocese, Dom José Geraldo explica que Roma atendeu o seu pedido de demissão, ou seja, de aposentadoria, o que lhe passará a condição de Bispo Emérito. “Eu entreguei a carta ao Papa em 16 de abril do ano passado, no fim de maio já tinha a resposta que eu podia continuar o processo, hoje esse processo se realizou e está sendo nomeado o Bispo, Ministro Provincial da Província Santo Antônio com sede em Recife”, explicou Dom José Geraldo.

De acordo com o Bispo, a apresentação do futuro Vigário Geral acontecerá depois do ordenamento, que pode ocorrer entre 30 e 60 dias, quando ele já virá para se instalar na cidade. É indefinido o tempo de vigência de um Bispo. Ele pode ser eleito a partir dos 40 anos, a exigência é um tempo mínimo de 10 anos como Padre, e com 75 anos todo Bispo pode pedir a aposentadoria, a desassociação do cargo. “Minha Casa é em Juazeiro, quero ser enterrado aqui”, disse Dom José Geraldo em coletiva de imprensa.

Ainda no encontro que reuniu a imprensa regional, o Bispo argumentou que “não era a pessoa que ele tinha sugerido, mas pelo currículo dele, ele crê que tratá grandes esperanças para a Diocese de Juazeiro e corresponderá certamente ao que os fiéis católicos esperam”.

Frei Carlos Alberto Breis Pereira é Franciscano, natural de Santa Catarina, mas há muito tempo, reside no Nordeste, já exerceu seu cargo pastoral no Ceará e em Pernambuco. Dom Tomaz Murphy, Dom José Rodrigues e Dom Geraldo foram os Bispos que estiveram a frente da Diocese de Juazeiro até agora, que atualmente é constituída por nove cidades do norte baiano: Além de Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Uauá, Remanso e Sento Sé.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar