Secretária de Politica para Mulheres da Bahia ,Julieta Palmeira, fala sobre o momento político no Brasil

Secretária de Politica para Mulheres da Bahia ,Julieta Palmeira, fala sobre o momento político no Brasil

Nossa papo deste domingo (16) foi com Julieta Palmeira, feminista e comunista, secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA). Médica geriatra, Julieta é integrante do movimento de mulheres desde a década de 70, quando iniciou a participação na União Brasileira de Mulheres – UBM.

A live foi feita no carro do amigo Carlos Neiva no percurso Juazeiro  (BA) até o Aeroporto de Petrolina (PE).

https://www.facebook.com/joseliamaria.silva/videos/1384764858226345/

Experiente gestora pública, Julieta Palmeira foi responsável pela reconstrução da Bahiafarma – Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos, industria pública de medicamentos fechada para cumprir os desígnios da política neoliberal de privatização que trouxe prejuízos ao desenvolvimento do país.

Nesse período, foi a única mulher dirigente de indústria de medicamentos no país, tendo contribuído decisivamente para a incorporação de tecnologia no setor farmacêutico na Bahia.

Líder no Movimento Estudantil de Resistência à Ditadura Militar, que se iniciou em 1964, Julieta Palmeira começou a militância no PCdoB em 1978. Atualmente, é integrante dos Comitê Central e do Comitê Estadual do partido na Bahia, e da Coordenação do Fórum Nacional de Mulheres do PCdoB.

Durante anos dirigiu o setor de Comunicação e Propaganda do PCdoB na Bahia com importante contribuição a essa atividade partidaria.

Atuante no movimento médico, foi diretora do Sindicato dos Médicos da Bahia, tendo se engajado até os dias atuais na luta em defesa do SUS público e de qualidade ao integrar o movimento Médicos pela Democracia.

Julieta é militante do movimento pela Democratização da Mídia, integra a Comissão de Representantes estaduais dos Blogueiros Progressistas pela Bahia e representa o Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé no Conselho Estadual de Comunicação Social da Bahia, tendo participado da criação do conselho, o primeiro no Brasil.

Portal Vermelho/BA

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar