Empresários da indústria estão atentos ao novo Plano Diretor de Petrolina

Empresários da indústria estão atentos ao novo Plano Diretor de Petrolina

Empresários, advogados, arquitetos e engenheiros se reuniram nesta quinta-feira (2) na sede da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), em Petrolina-PE, para discutir as propostas do novo plano diretor do município. O projeto, que foi apresentado em audiência pública, traz questões importantes para o desenvolvimento e fluidez da cidade, como mobilidade, acessibilidade e ordenamento urbano.

A FIEPE tem acompanhado a elaboração do plano diretor desde junho, quando surgiu a proposta de atualização do documento. Na última quarta-feira (1), a entidade promoveu um encontro entre empresários e a equipe técnica responsável pelo projeto com o objetivo de ouvir e fazer sugestões ao grupo. “Queremos participar desse novo plano de forma construtiva, que concilie as demandas do setor produtivo, observando a sustentabilidade e as necessidades socais”, explica o diretor regional da Federação, Albânio Nascimento.

O gestor lembra que o plano diretor é um marco legal que rege a legislação urbanística do município e que sua revisão é vista como importante entre os empresários porque pode corrigir obstáculos a um maior desenvolvimento e crescimento econômico em Petrolina. “Estaremos pleiteando junto à prefeitura questões como a Área de Preservação Permanente, que destoa do resto do país. Cuidar do Rio São Francisco não é simplesmente reservar 500m de distância do leito, mas, preservar as margens, revitalizar e coibir descartes de resíduos”, entende.

Para fazer uma análise detalhada do documento e auxiliar na elaboração das sugestões do empresariado, a Federação trouxe de Recife a arquiteta e consultora técnica, Elka Porciúncula, que deve acompanhar a confecção do plano diretor até outubro, quando será colocado para votação na Câmara de Vereadores. “O que pude perceber é que a prefeitura está disposta a ouvir o setor produtivo, imobiliário e a população”. “Existem alguns pontos no projeto que merecem mais atenção, vamos debater isso, e nosso objetivo é contribuir da melhor maneira possível para fortalecer o desenvolvimento da cidade”, conta.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar