Obras de água avançam na Mata Norte

Obras de água avançam na Mata Norte

Em visita à Zona da Mata Norte pernambucana, na manhã de hoje, o governador Paulo Câmara acompanhou o andamento de duas obras de infraestrutura hídrica. No início da manhã, Paulo visitou as obras do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) do distrito de Guadalajara, em Paudalho. A intervenção, que já está em andamento, conta com investimentos da ordem de R$ 4 milhões, beneficiando mais de 10 mil pessoas.

Em seguida, o governador foi até o município de Lagoa do Carro, onde vistoriou a fase de testes do SAA da Agrovila da Barragem, na Zona Rural da cidade. O empreendimento vai atender cerca de 1,2 mil pessoas e será finalizado ainda neste mês de outubro.

“Estamos vistoriando obras em cidades da Mata Norte. Em Paudalho, visitamos as obras que vai levar a água tratada, de boa qualidade, para os moradores do distrito de Guadalajara. Também fizemos visita administrativa em Lagoa do Carro, para conferir a condição da água na Agrovila. Uma obra que se encontra em fase de testes e que vai atender mais de 1 mil pessoas. Vamos continuar fazendo parcerias e ampliando o fornecimento de água das cidades, com recursos que serão priorizados nesse sentido, como estamos fazendo em todos os municípios. Continuaremos trabalhando para levar água e qualidade de vida para os pernambucanos e dando condições para as cidades se desenvolverem”, destacou Paulo.

Iniciadas no último mês de setembro, as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água do distrito de Guadalajara, no município de Paudalho, contemplam a implantação de uma nova captação, além de estação elevatória de água bruta, nova estação de tratamento de água, novo reservatório elevado, implantação do sistema adutor e rede de distribuição. O sistema de abastecimento, que era gerido pela Prefeitura Municipal, passa a ser operacionalizado pela Compesa. Com esta intervenção, a população passará a contar com o fornecimento de água tratada em suas residências. A previsão de conclusão é para junho de 2019.

Já a obra do SSA da Agrovila da Barragem consiste na implantação de 5 km de sistema adutor com diâmetro de 100 mm, estação elevatória e ampliação da rede de distribuição para abastecimento local, a partir da estação de tratamento de água de Lagoa de Itaenga, às margens da Barragem Carpina. Com a realização da obra, os moradores da Agrovila da Barragem passam a contar com fornecimento de água tratada, numa vazão de 5 L/s, através de tubulações diretamente em suas casas.

“São obras que influenciam na melhoria da qualidade de vida da população. Em Guadalajara, são mais de 10 mil pessoas beneficiadas com um novo sistema de tratamento de água, de captação e de distribuição que está sendo implantado. Em paralelo, estamos fazendo também o SAA da Agrovila, ao qual o governador tinha dado essa ordem de serviço há oito meses e, hoje, a gente entra em uma fase de testes, uma fase pré-operacional, que vai testar toda essa rede. Já nos próximos quinze dias, toda a população dessa comunidade vai receber água tratada nas torneiras de casa”, pontuou o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar