Após solicitação da deputada Dulcicleide Amorim, Secretaria de Saúde do estado esclarece reclamações sobre ausência de vacinas antirrábicas em Petrolina

Postado em 9 de fevereiro de 2019 por Josélia Maria

Hospedagem WordPress
Após alguns moradores reclamarem, em rádios de Petrolina, da falta de vacinas antirrábicas nos postos de atendimento, a deputada estadual Dulcicleide Amorim entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Pernambuco. A equipe do secretário André Longo se mostrou preocupada e esclareceu, através de nota, a situação. Segue nota na íntegra:
NOTA DA SECRETARIA DE SAÚDE DE PERNAMBUCO SOBRE O FORNECIMENTO DE VACINAS ANTIRRÁBICAS

A Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) informa que tem realizado a distribuição das vacinas antirrábicas de forma estratégica para os municípios com o intuito de evitar o desabastecimento. Importante destacar que o insumo é encaminhado aos Estados brasileiros pelo Ministério da Saúde (MS), que tem mandado remessas abaixo da necessidade real de Pernambuco. Já a organização dos locais de atendimento para a população é de responsabilidade municipal.
 
Durante todo o ano de 2018, foram encaminhadas para Pernambuco 84,7 mil doses da vacina antirrábica, uma média mensal de 7 mil doses. Neste ano, foram 8 mil (média de 4 mil/mês). Contudo, o Estado precisa de 10 mil/mês. Por isso, a Secretaria tem distribuído o imunizante para os municípios de acordo com a necessidade e após criteriosa avaliação. Em relação à Petrolina, uma nova remessa chegará à cidade na próxima semana.
 

É importante destacar, ainda, que, conforme documento do Ministério da Saúde enviado aos Estados em 2015, o uso da vacina antirrábica e, se necessário, o soro antirrábico, prioritariamente, deve ser feito nos casos de agressões/acidentes relacionados a gatos, cães, morcegos e outros animais silvestres. A avaliação médica de cada caso é indispensável para averiguar a necessidade ou não do uso da vacina. Isso é fundamental para evitar a ocorrência de casos de raiva humana e o desabastecimento dos imunobiológicos na rede de saúde




[LoginRadius_Share]