Prefeitura de Juazeiro finaliza o ciclo de Pré Conferências Municipais de Saúde

Postado em 22 de março de 2019 por Josélia Maria

image-90750

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (SESAU) em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizou nesta quinta-feira (21), no auditório da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC), a III Pré Conferência Municipal de Saúde, finalizando o ciclo de encontros preparatórios para a IX Conferência Municipal.

Durante os três encontros preparatórios os diversos segmentos da sociedade (usuários, gestores, servidores, prestadores de serviços em saúde, representantes da sociedade civil organizada e comunidade em geral) da sede e do interior, tiveram a oportunidade de conhecer o tema central da Conferência: ‘Democracia e Saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS’, bem como os três eixos norteadores: Saúde como Direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde e Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

A secretária de saúde Fabíola Ribeiro, participou do encerramento das Pré Conferências e passou para o público presente a importância da participação de toda a sociedade na busca de soluções para as dificuldades enfrentadas hoje na saúde do município através da Conferência. “Além de colaborar na construção da política pública de saúde que será elaborada durante a conferência e nas etapas estadual e nacional, as pré-conferências servem para que a gestão escute as demandas e necessidades da população. Saúde é prioridade na gestão do prefeito Paulo Bomfim e o diálogo ajuda a construirmos uma Saúde cada dia melhor. Agora vamos para a Conferência que é de fato a prática, o diálogo de tudo que foi pontuado nesses 3 dias de Pré- Conferência”, reforçou a secretária Fabíola Ribeiro.

A funcionária pública Mineia Clara dos Santos representou a União das Associações do Vale do Salitre (UAVS) e avaliou como positivo o evento. “É importante a presença da sociedade civil organizada para que a democracia seja mantida. O nosso SUS está sendo ameaçado, diante dos diversos cortes de recursos e investimentos, então é importante estermos presente para confirmarmos nosso direito e a consolidação do SUS. Precisamos levar a voz do nosso povo às Conferências Municipal, Estadual e com certeza, Nacional”, destacou a representante da UAVS.

Para a vereadora Valdelice Alves, popularmente conhecida como Neguinha da Santa Casa, esse é o momento de discutir as melhorias necessárias para a saúde. “É de domínio público as diversas dificuldades encontradas na saúde em todo o país, e com as Pré-Conferências estamos dando o passo inicial rumo à Conferência, momento para trabalha as melhorar da saúde em Juazeiro”, declarou a vereadora.

O ciclo de Pré-Conferências teve como objetivo divulgar a IX Conferência Municipal, ouvir a comunidade previamente e eleger os delegados que terão direito a voto na construção das propostas durante a Conferência que acontece nos dias 03 e 04 de abril, no Centro de Cultura João Gilberto. Os interessados em participar como delegado (representando uma das categorias: Gestor, profissional, prestador de serviço de saúde e sociedade civil organizada) ou ouvinte, devem procurar a sede da SESAU nos dias 1º e 02 de abril, das 14h às 17h e no dia 03 de abril, a partir das 14h o Centro de Cultura João Gilberto para efetuar sua inscrição e credenciamento.




[LoginRadius_Share]