6ª edição do Maio da Diversidade é aberta com exposição no Juá Garden Shopping.

Postado em 12 de maio de 2019 por Josélia Maria

A emoção marcou o início da 6ª edição do Maio da Diversidade na última sexta-feira (10) no Juá Garden Shopping. A programação foi aberta com a exposição ‘Memorial da violência e da resistência’ que traz o tema da LGBTfobia com recortes de jornais mostrando exemplos de jovens assassinados vítimas do preconceito por conta de sua orientação sexual e fotografias de Lizandra Martins e Chico Egídio destacando a resistência da população LGBT em eventos e ações realizadas no município.

A exposição realizada através da Secretaria de Desenvolvimento Sócia, Mulher e Diversidade (SEDES) conta ainda com a contribuição artística de Marcos Velasch. O artista destacou a importância de uma ação como esta. “Tivemos medo inicialmente, pelo tema que seria abordado, mas com uma atitude corajosa da secretaria o trabalho foi posto em prática. Um trabalho árduo, mas hoje me sinto realizado. Considero a exposição um chamado para que Juazeiro estabeleça uma relação cada vez melhor com as pessoas, independente de orientação sexual. Temos aqui a possibilidade de gritar, de dizer que estamos morrendo pela LGBTfobia e que precisamos combatê-la”, destacou.

Para a fotógrafa Lizandra Martins é gratificante poder participar e contribuir com este trabalho. “É um tema doído, mas que infelizmente, ainda faz parte do nosso dia a dia. É emocionante ver histórias como estas tendo espaço em um shopping. Precisamos ocupar mais espaços como este, sermos transgressores e não nos calarmos diante do preconceito”, afirmou.

Vários familiares de homenageados compareceram à abertura da exposição, entre eles, dona Maria da Dores, mãe de ‘pai Hildo’, assassinado vítima de LGBTfobia. “Falar sobre isso ainda dói, mas não podemos nos calar. Estou aqui para lutar não só pelo meu filho, mas por todos que ainda sofrem preconceito. Precisamos entender que todos têm direito de viver”, afirmou emocionada.

A exposição fica disponível no hall do Juá Garden Shopping até o final do mês e é aberta ao público. “Precisamos falar sobre preconceito, LGBTfobia, as formas de combatê-los, e trazer essa discussão para um ambiente como um shopping possibilita ampliar esse debate. Espero que as pessoas que visitarem a exposição, de alguma forma, sejam tocadas, compreendam a dor do outro e multipliquem a mensagem do respeito ao próximo”, ressaltou a secretaria Cida Gama.

O Maio da Diversiade deste ano que tem como tema ‘LGBTfobia aqui não!’ desenvolverá ainda diversas atividades durante todo o mês, entre outras, irá reviver, na próxima sexta (17), o famoso ‘Chá das Cinco’ com uma homenagem ao artista Reinaldo Neres, o Naldinho.




[LoginRadius_Share]