Estudantes de Santa Maria da Boa Vista visitam Mercado do Produtor de Juazeiro

Postado em 23 de maio de 2019 por Josélia Maria

Estudantes e professores do curso Técnico em Agropecuária, do IF Sertão/PE de Santa Maria da Boa Vista visitaram o Mercado do Produtor de Juazeiro, nesta quarta-feira (22) e conheceram o funcionamento do entreposto. A visita foi guiada pelo supervisor de estatística Carlonilton Dias que destacou a importância das visitas constantes de pesquisadores, alunos e demais representantes do Ceasa.

“Nós estamos sempre dispostos a contribuir para a troca de informações com alunos, produtores e demais interessados que queiram conhecer o funcionamento do Mercado do Produtor de Juazeiro, que é o quarto maior Ceasa em volume e comercialização do país. Essas visitas são sempre muito proveitosas e esperamos que nossa central de abastecimento contribua para o conhecimento desses jovens”, disse.

O grupo demonstrou grande interesse, principalmente, pela área de comercialização. “Estudamos mais a parte da produção dos alimentos, mas essa é a primeira vez que pudemos ver mais de perto a área de mercado e comercialização e isso foi muito interessante. O Ceasa de Juazeiro tem grande importância na produção de hortifruti e pela comercialização em grande volume desses produtos para o mundo, é interessante ver de perto seu funcionamento”, afirmou o estudante do penúltimo módulo, Matheus Oliveira.

Para Roberto Holanda, professor da disciplina Olericultura, a visita é a oportunidade de vivenciar, na prática, aquilo que é ensinado na teoria. “É muito importante aos alunos desta área conhecer o fluxo de mercadorias, identificar bem os produtos e suas variedades. Por isso, para nós, é muito rica a visita a um entreposto como o Ceasa de Juazeiro”, explicou o professor.

Segundo dados da CONAB, O Mercado do Produtor está em 4º lugar no ranking de comercialização de hortigranjeiros do país, ultrapassando Ceasas da região Sul e Sudeste. O entreposto recebe em média 10 mil pessoas diariamente e comercializa para todo o Brasil. Além de 1.200 comerciantes temos no mercado vários produtores e possui 1.360 boxes e 250 ambulantes




[LoginRadius_Share]