III Festival de Fanfarras anima juazeirenses nas comemorações do 141º aniversário da cidade

III Festival de Fanfarras anima juazeirenses nas comemorações do 141º aniversário da cidade

Em homenagem ao aniversário de 141 anos de Juazeiro, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, realizou na última segunda-feira (15), o III Festival de Fanfarras. O evento foi no pátio de eventos da Orla Nova e reuniu moradores e autoridades da cidade, que torceram e vibraram a cada desfile.

“É sempre importante resgatar esses valores culturais. Eu procuro sempre participar desses eventos com meu filho, para estimular isso nele. A fanfarra mistura dança e música o que eu acho muito importante. A prefeitura está de parabéns por trazer os alunos para participarem também das comemorações do aniversário da cidade”, ressaltou a policial militar, Aline Sena.

O servidor público, Amilton Santos, aproveitou a oportunidade para trazer a filha Cecília de seis anos, que vibrava a cada apresentação. “É interessante porque revivemos algo que sempre foi tradicional em nossa cidade e muitos colégios já conseguiram prêmios estaduais. Eu não podia deixar de trazer a pequena Cecília para conhecer um pouco mais da cultura da nossa cidade”, disse animado.

“Mantemos essa tradição desde o início do governo do prefeito Paulo Bomfim envolvendo os jovens, dando oportunidade a eles de mostrarem o seu trabalho e, nada mais especial que fazer isso no aniversário de Juazeiro. Por isso, queremos agradecer a presença dessas nove fanfarras e, também, ao público que veio prestigiar”, finalizou o Secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Fernandes.

Ao final de cada espetáculo, cada um dos nove regentes recebeu das mãos do secretário de Cultura e de outras autoridades, troféus e certificados de participação. “Muitos nem sabiam como era a fanfarra aqui em Juazeiro. Estamos resgatando a tradição, tirando crianças, jovens e adultos de situações de risco trazendo para dentro das escolas. Mostrar o trabalho e o esforço deles é importante, principalmente no aniversário de Juazeiro”, ressaltou o regente Erliton Santos da Fanfarra BANMAN, do bairro Tabuleiro.

“Há alguns anos, notamos que a tradição das fanfarras estava se fragilizando e, nesses três anos de festival, fizemos um resgate, trazendo de volta os desfiles e agora, para incentivar ainda mais, encaminhamos também uma política pública que vai selecionar regentes para que eles dêem aula nas escolas municipais” afirmou o superintendente de eventos, Naldinho da Silva.

Participaram deste terceiro festival as fanfarras do CPM/Juazeiro, Projeto Social Lobo Guará (Petrolina), PETRAPE (Petrolina), BAMAFC – Escola Antonilo da França Cardoso, BANMAN – Escola Augustinho Muniz, BAMUST – Escola Terezinha Ferreira, Banda Marcial Independente, Escola Professor Simão Amorim e Orquestra Pássaro do Amanhã.

A porta cartel Ana Beatriz, da Fanfarra da Escola Augustinho Muniz falou da alegria em participar do evento e poder mostrar o trabalho deles para o público. “A fanfarra é uma forma de demonstrarmos amor pela nossa cidade. Estamos aqui comemorando o aniversário de Juazeiro e, se a cidade nos proporciona tantas coisas boas, temos que retribuir da mesma forma.”, disse Ana Beatriz.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar