Prefeitura de Juazeiro apresenta Feira Cidadã, que vai oferecer serviços de saúde e cidadania a servidores da SESAU

Postado em 16 de outubro de 2019 por Josélia Maria

image-98660

Priscila Guedes/SESAU

A secretária da Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro, se reuniu na tarde desta terça-feira, 15, com servidores da pasta para anunciar que o município receberá entre os dias 31 de outubro e 05 de novembro a Feira Cidadã, que acontecerá na Orla 2, das 8h às 17h. O evento realizado pela Secretaria de Saúde do Estado/SESAB, em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia/VSBA e Prefeitura de Juazeiro/PMJ, começou no início do ano e já realizou cerca de 200 mil atendimentos em 2019, em todas as regiões do Estado. De acordo com a secretária, a Feira foi idealizada pela primeira-dama da Bahia e presidente da VSBA, Aline Peixoto, e tem a meta de atender quinze mil pessoas nesta edição.

Nos três primeiros dias, os pacientes passarão por uma triagem. Na área de procedimentos médicos, serão ofertadas consultas com especialistas (clínico geral, ginecologista e cardiologista), além de exames de mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos, ultrassonografia – mama, abdômen total, tireóide, vias urinarias, próstata via abdominal e partes moles, que só será realizada com a apresentação da guia médica, com no máximo de 01 ano a contar da data emitida –, exames preventivos para mulheres entre 14 e 69 anos, como preconiza o Ministério da Saúde; realização de eletrocardiogramas e raios-X do tórax. A população terá a possibilidade ainda de aferir a pressão arterial, atualizar o cartão de vacina (tétano, febre amarela e hepatite), fazer a medição do índice glicêmico e obter orientação nutricional.

Para a secretária a iniciativa vai aliviar o atendimento de saúde no município. “Esse evento não é um mutirão, é uma feira com serviços de saúde e cidadania, destinada exclusivamente à população de Juazeiro. O objetivo é ajudar a desafogar as demandas reprimidas de cirurgias oftalmológicas de catarata, odontológicas e, ainda, procedimentos cirúrgicos como miomas e histerectomia. Além de orientar a população sobre prevenção e cuidados com a saúde”, frisou.

Nos seis dias serão disponibilizados também 1.200 atendimentos oftalmológicos para crianças e adultos, com distribuição de armações de óculos para os 250 primeiros pacientes que tiverem necessidades corretivas. Também serão feitos exames e rastreamento para cirurgias de catarata, em crianças a partir dos seis anos e agendamento de cirurgia de catarata para quem tiver indicação cirúrgica para pacientes acima de 60 anos. Os serviços odontológicos também serão realizados durante os seis dias. Além da entrega de 200 próteses dentárias, os pacientes terão acesso a todos os outros procedimentos, exceto clareamento.

Os dias 03, 04 e 05 serão destinados a realização de cirurgias eletivas. Serão 250 por dia, de hérnia (umbilical, hepigástrica, inguinal), vesícula, mioma e histerectomia. Todos que estiverem aptos a fazer os procedimentos deverão estar na fila única de cirurgia eletiva da SESAU. Já aqueles que não estiverem, mas que possuem as guias e os exames pré-operatórios em mãos, devem se dirigir a recepção da secretaria, das 08 às 14 horas.

Uma unidade móvel do SAC também estará no município para emissão de primeira e segunda via de carteiras de identidade, CPF, antecedentes criminais e ainda apoio da Ouvidoria Geral do Estado, tudo de graça. Os documentos serão entregues no SAC após 15 dias. Todos os interessados deverão levar cartão do SUS atualizado, com o endereço da Bahia, RG e comprovante de residência. O evento contará ainda com uma brinquedoteca, com atividades lúdicas para a criançada e um espaço da beleza, com cortes de cabelo gratuitos.




[LoginRadius_Share]