Santa Maria da Boa Vista se engaja na campanha nacional de vacinação contra o Sarampo

Postado em 18 de outubro de 2019 por Josélia Maria

Dentro da campanha nacional contra o Sarampo 2019, até o próximo dia 25 deste mês, a Secretaria de Saúde de Santa Maria da Boa vista estará imunizando crianças de seis meses a menos de 5 anos de idade. O Sarampo é uma doença viral aguda similar a uma infecção do trato respiratório superior. É considerada uma doença grave, principalmente em crianças menores de 5 anos.

A transmissão do vírus ocorre diretamente de pessoa a pessoa por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Essa forma de transmissão é responsável pela elevada contagiosidade da doença.

Seus principais sintomas são: febre, tosse, mal- estar, conjuntivite, coriza, perda de apetite, otite, manchas brancas na parte interna das bochechas.

A prevenção contra o sarampo é feita por meio da Vacinação com a Vacina Tríplice Viral que também protege contra a Caxumba e a Rubéola.

A Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista através da secretaria de saúde e PMI Programa Municipal de imunização, informam que para manter um alto nível de imunidade na população vem atuando ativamente no enfrentamento da doença.

O objetivo é aumentar a cobertura vacinal para alcance da meta preconizada que é de 95 %, interrompendo a cadeia de transmissão do Sarampo no município.

A Vacina será feita de forma seletiva, de acordo com as recomendações estabelecidas no Calendário Nacional de Vacinação.

Nesta fase da campanha serão Vacinadas as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade por serem mais vulneráveis às complicações do Sarampo, as mesmas deverão ser levadas a Unidade de Saúde com o Cartão de Vacina e Cartão SUS para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose.

Além da Vacina Tríplice Viral o PMI também disponibilizará todas as Vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. A Secretaria orienta os pais a atualizarem a caderneta dos filhos.




[LoginRadius_Share]