Bastidores do impeachment de Dilma Rousseff são tema de documentário

Postado em 30 de novembro de 2019 por Josélia Maria


O ex-presidente Michel Temer junto a outros políticos

O documentário “Excelentíssimos” era para ter sido apenas um registro do cotidiano do Congresso Nacional, mas acabou virando um retrato de uma das mais importantes passagens da história recente do Brasil: o processo de impeachment de Dilma Rousseff.  O longa, uma produção da Esquina Filmes, será exibido esta semana pelo canal Curta!.

O filme retoma os acontecimentos políticos que se deram a partir da eleição presidencial de 2014, como as ações da operação Lava-Jato, a crescente crise com o PMDB, que compunha a base governista, os grampos telefônicos e o convite frustrado para que o ex-presidente Lula assumisse a Casa Civil; e, enfim, narra a votação do impeachment e a saída da presidente de seu posto no Planalto. O diretor Douglas Duarte contextualiza os eventos e os personagens desse jogo político e também aponta sua lente para os manifestantes que se reuniram para pedir a saída da presidente. O longa foi viabilizado pelo Curta! através de recursos do Fundo Setorial do Audiovisual. A exibição é na Sexta da Sociedade, 6/12, às 21h10.

Sexta da Sociedade – 06/12

21h05 – “Excelentíssimos” (Documentário)
A equipe de filmagem do diretor Douglas Duarte chegou a Brasília, em março de 2016, para filmar um documentário sobre o Congresso Nacional, observando como é feita a política no Brasil. Mas, então, Lula foi levado por duzentos homens armados para depor, e a presidente Dilma Rousseff decidiu nomeá-lo ministro da Casa Civil. Em poucas horas, mais de 30 mil pessoas estavam na entrada do Palácio do Planalto gritando por sua renúncia. Dentro de um dia, foram iniciados os procedimentos para um impeachment, em pé de guerra. Duarte e sua equipe estava dentro das engrenagens dessa máquina e retratou a história em tempo real. “Excelentíssimos” é um retrato franco da democracia brasileira em um de seus momentos mais conturbados. Diretor: Douglas Duarte. Duração: 152 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 7 de dezembro, sábado, às 1h05 e às 10h15; 8 de dezembro, domingo, às 18h50; 9 de dezembro, segunda-feira, 15h10; 10 de dezembro, terça-feira, às 9h10.




[LoginRadius_Share]