21 de Janeiro Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

21 de Janeiro Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

NOTA – REDE SUSTENTABILIDADE PERNAMBUCO

21 de Janeiro é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, instituído em 2007, pela Lei n°11.635. A data é importante para conscientização acerca da liberdade religiosa como direito individual que cada um possui de professar sua fé, liberdade esta que fortalece a tolerância e a paz entre as pessoas que professam ou não uma religião.


A intolerância religiosa vai muito além de um desconforto por alguma expressão religiosa, pois não é um simples incomodo pelo desconhecido! Ela não se conforma em surpreender-se com o diferente, ela é insatisfeita, arrogante, se alimenta de ações violentas, invasivas, nada altruístas, e, devido ter sua raiz no etnocentrismo, é prepotente, hegemônica e cortante assim como uma navalha que tem o potencial de cortar a pele e dilacerar a alma!


Neste dia 21 de Janeiro a Rede Sustentabilidade publicamente manifesta o seu apoio a esta data enfatizando assim a importância do dialogo entre as religiões, do respeito às pessoas das diferentes formas de expressão religiosa e a necessidade da sociedade se engajar no combate contra toda e qualquer forma de violência por motivos religiosos e de se posicionar inclusive contra a violência praticada por qualquer agente ou instituição estatal quando os mesmos privilegiam uma expressão religiosa em detrimento de outras e quando não respeita a laicidade do Estado.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar