Extinta na natureza, ararinha-azul vira protagonista de livro educativo escrito por Victor Flores

Extinta na natureza, ararinha-azul vira protagonista de livro educativo escrito por Victor Flores

Projeto foi aprovado pelo Ministério da Cidadania e será lançado em outubro; distribuição será gratuita nas escolas da região.

A filha de um caçador é enfeitiçada e transformada em uma linda e rara ararinha-azul que vive aventuras incríveis pela região do Velho Chico. A história leve e educativa é o tema central do livro infantil Tita e os mistérios do Velho Chico, que está sendo escrito pelo multifacetado Victor Flores.

Aprovado pelo Ministério da Cidadania, através da Lei Rouanet e fomentado pela multinacional Bayer, o livro tem como objetivo promover a leitura entre às crianças das escolas públicas do Vale do São Francisco, incentivar a preservação do meio ambiente, além de promover o conhecimento sobre a região do Vale. “O livro vai ser disponibilizado gratuitamente para crianças e adolescentes das escolas públicas da nossa região e vai contar também com audiobook para o público com deficiência visual e um álbum com músicas e clipes interativos”, explica Victor.

Victor explica ainda que a história de Tita e seus amigos, não poderia ser mais atual. “Infelizmente, a caça, principalmente de pássaros, é muito presente em nossa região. A ararinha-azul, que é uma espécie nativa da nossa caatinga, não é vista em seu habitat desde o ano 2000. É um animal considerado extinto na natureza”, conta. Mesmo diante desta triste realidade, Victor mantém a esperança, já que a espécie deve voltar a caatinga em breve. “Em março 50 ararinhas vão ser repatriadas aqui na região em uma parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com a ONG alemã Association for the Conservation of Threatend Parrots (ACTP). Por isso precisamos educar as novas gerações para que a história não se repita”, acrescenta.

Tita e os mistérios do Velho Chico

Victor Flores conta com a parceria de outros artistas sertanejos para dar vida a Tita e seus amigos. O livro, que será lançado em outubro, terá ilustrações do desenhista Iehoshuá Iahueh e álbum musical está sendo preparado pela banda da qual Victor é baterista, a Sanitário Sexy. A história também ganhará espaço na internet, com o lançamento das redes sociais e site que contarão com conteúdo educativo exclusivo e gratuito.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar