UNINASSAU implementa medidas sanitárias para aulas práticas | Blog da JoséliaBlog da Josélia

UNINASSAU implementa medidas sanitárias para aulas práticas

Postado em 31 de julho de 2020 por Josélia Maria

Governo de Pernambuco autorizou aulas práticas nas Instituições de Ensino Superior (IES) 

Desde o dia 13 de julho, o Governo do Estado de Pernambuco, por meio do decreto nº 49.193, autorizou a realização de aulas práticas nas Instituições de Ensino Superior (IES). A Faculdade UNINASSAU Petrolina retomou, esta semana, as aulas laboratoriais para os estudantes dos cursos de Saúde e Engenharia para finalização do semestre 2020.1. O decreto reforça que as aulas teóricas presenciais permanecem suspensas em todo o estado.   

O diretor da Instituição, Sérgio Murilo Corrêa, explica que uma série de medidas foram implementadas para início das aulas práticas. “O monitoramento começa na porta de acesso, com aferição da temperatura, há álcool gel distribuídos em toda unidade, colocamos um tapete de hipoclorito de sódio para higienizar os calçados dos alunos, além da obrigatoriedade de touca, máscara, jaleco e luvas nos laboratórios. Sinalizamos a unidade com locais específicos para se acomodar, além da quantidade de alunos por laboratório, que respeita a distância mínima de 1,5 metros”, pontua o gestor.   

Outra medida foi a construção da cartilha educativa de orientação para alunos, professores e colaboradores com medidas individuais e coletivas de proteção. “Utilizamos como base as medidas que o Governo Federal tem utilizado em relação às IES. Orientamos cada aluno para evitar abraços, beijos, aperto de mão, qualquer contato físico, é uma forma de se proteger e proteger o outro”, frisa a coordenadora acadêmica da UNINASSAU Petrolina, Victória Carvalho.   

Maria Martins, estudante do 5º período do curso de Biomedicina, se sente satisfeita em poder colocar em prática o que aprendeu nas aulas on-line. “Com todas as medidas implementadas, sentimos mais segurança em voltar. Enquanto futuros biomédicos, estamos vivenciando um momento atípico, que ajuda a desenvolver outras potencialidades profissionais”, afirmou. 

As turmas foram divididas em grupos para que não houvesse aglomeração nos laboratórios. “Aqueles que não podem comparecer por algum motivo específico, os professores estão gravando a prática laboratorial para disponibilizar via plataforma de aula on-line, ou seja, quem não vier, não será prejudicado. Os docentes também estão utilizando os EPIs específicos, como luva, jaleco, touca, máscara e face shield”, destaca Victória. 

Se qualquer aluno apresentar sintomas da Covid-19, a orientação é entrar em contato com o coordenador do curso para que seja afastado das aulas práticas, respeitando o tempo de monitoramento de 14 dias. Todas as medidas estão na Cartilha da Instituição, bem como no Plano de Contingência de combate à Covid-19.   




[LoginRadius_Share]