Avança projeto que reserva vagas em cursos técnicos para jovens em situação de vulnerabilidade

Avança projeto que reserva vagas em cursos técnicos para jovens em situação de vulnerabilidade

Comissão da Mulher da Alepe aprovou, nesta quarta, o projeto que reserva cinco por cento das vagas nos cursos técnicos oferecidos por instituições públicas de educação profissional e tecnológica do estado para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A matéria é de autoria da deputada Delegada Gleide Ângelo, do PSB.

A relatora da matéria foi a deputada Laura Gomes, também do PSB, que comemorou a medida: “Pode até ser um percentual pequeno, eu acho que a gente tem que lutar por cem por cento, mas cinco por cento já determina, já amplia e já aponta horizontes para uma melhor qualidade de vida e uma sociedade muito mais igual, muito mais justa e menos vulnerável”.

Ainda na reunião, o Colegiado da Mulher também distribuiu 15 proposições, entre elas a que destina recursos do Fundo de Desenvolvimento da Cadeia Têxtil e de Confecções, o Funtec, para ações de apoio a trabalhadoras do polo têxtil de Pernambuco.

Já a Comissão de Saúde, também reunida nesta quarta, decidiu retirar de pauta o projeto que suspende o cumprimento de mandados de reintegração de posse, despejos e remoções, a pedido de Clarissa Tércio, do PSC. A matéria foi aprovada na Comissão de Justiça na última segunda. A deputada alegou que a redação da norma não deixa claro o tempo de validade da medida e teve seu pedido acatado pelo vice-presidente do colegiado, Isaltino Nascimento, do PSB.

Autora da iniciativa, a deputada Jô Cavalcanti, do mandato coletivo Juntas, do PSOL, esclareceu que a suspensão vale apenas durante a vigência do Estado de Calamidade Pública motivado pela pandemia da Covid-19. Relator da proposta, João Paulo, do PCdoB, foi contra a retirada de pauta da matéria para não prejudicar a população em situação de rua.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar