Aluno da rede municipal de Sento-Sé supera mais de 18 milhões de participantes e conquista medalha de ouro na OBMEP

Aluno da rede municipal de Sento-Sé supera mais de 18 milhões de participantes e conquista medalha de ouro na OBMEP

Alysson André A. de C. Paes Landim, aluno do 9° Ano do Colégio Custódio Sento-Sé, recebeu com alegria nesta terça-feira (18) o resultado da sua colocação na 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O aluno da rede municipal de ensino foi premiado com medalha de ouro na maior olimpíada estudantil do país, a OBMEP que divulgou ontem os melhores entre os 18.237.996 milhões de estudantes que participaram a prova em 2021.

“A nossa gestão acredita e investe no desenvolvimento de uma educação de qualidade. Os estudantes de hoje são o futuro do nosso país. Lembrem sempre que vocês podem ser tudo o que quiserem, basta que estudem, acreditem e se dediquem”, assinalou a prefeita Ana Passos ao saber da conquista do aluno.

Cerca de 18 milhões de estudantes de 55 mil escolas participaram da primeira etapa, que teve as provas aplicadas entre 28 de junho e 3 de agosto de 2021. Já os exames da segunda fase aconteceram em 6 de novembro. A Obmep concede medalhas de ouro, prata e bronze e mais de 50 mil menções honrosas. Além disso, os estudantes que recebem medalha garantem o ingresso em programas de iniciação científica, com direito a uma bolsa de incentivo financeiro mensal concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A competição tem três níveis, dependendo da série do participante, e reúne estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir do 6ª ano), Médio e Universitário das instituições públicas de todo o Brasil.

A OBMEP é uma realização conjunta do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). Criada em 2005, a competição tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar