Programa Crescer Saudável leva ações às crianças da sede e interior de Sento-Sé

Programa Crescer Saudável leva ações às crianças da sede e interior de Sento-Sé

A escola é um espaço de ensino e proteção social, e pode ser também um lugar de formação e potencialização de hábitos saudáveis. Com o objetivo de garantir o adequado acompanhamento do crescimento e desenvolvimento na infância, a Prefeitura de Sento-Sé, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, realizou nos últimos dias uma série de ações com o Programa Crescer Saudável, nas escolas da Rede Municipal de Ensino, da sede e interior de Sento-Sé.

O programa consiste em um conjunto de ações articuladas para prevenir, controlar e tratar a obesidade infantil e levou as ações para escolas nas comunidades de: Pirí, Piçarrão, Riacho dos Paes e também nos bairros da sede, Cícero Borges, América, Centro e Bela Vista.

Na ultima terça-feira (29) as ações aconteceram na Escola Municipal Núcleo 2 de Julho, localizada em Riacho dos Paes, e a gestora da Escola, Rita de Cassia Fernandes avaliou de forma positiva. “Foi uma manhã bastante produtiva, de muito aprendizado e alegria, os profissionais realizaram  a triagem dos nossos alunos, onde identificaram peso e altura e em seguida as crianças tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre nutrição, o que devemos comer e os benefícios de uma alimentação saudável, e para completar a alegria deles, foram realizadas algumas brincadeiras, onde todos participaram com muito entusiasmo e alegria”, afirma a gestora escolar, acrescentando que o momento “foi muito  gratificante para  nós, em especial para os alunos, que foram os maiores beneficiados com esta ação, de grande conhecimento e contribuição para a saúde”, acrescentou.

De acordo com a coordenadora de vigilância alimentar e nutricional do município, Taate Araújo, as ações desenvolvidas dentro do programa abrangem os cuidados relativos à alimentação e nutrição voltados à promoção e proteção da saúde, diagnóstico e tratamento da obesidade, incentivo à prática corporal e de atividade física e por ações voltadas à mudança de comportamento.

“Essa é uma ação que envolve a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) no desenvolvimento de atividades coletivas promovendo a prática da atividade esportiva. Também realizamos a triagem dos alunos e uma avaliação antropométrica. As ações vêm sendo um sucesso”, contou Taate Araújo, ao destacar que também está sendo trabalhada a importância da alimentação saudável com palestras e atividades educativas. “Os pequenos recebem orientações sobre hábitos saudáveis, como: uma alimentação livre de refrigerantes e comidas fast-food, guia alimentar, teor de açúcar nos produtos alimentícios, entre outras ações”, destacou a coordenadora.

Para a aluna do 4º ano da Escola 2 de Julho, Iasmin Rodrigues foi muito divertido aprender sobre saúde e nutrição brincando. “Gostei da visita desta equipe de nutricionistas, educadores físicos que nos ensinou sobre a importância da alimentação, da prática esportiva com muitas brincadeiras, tornando o nosso aprendizado divertido”, declarou animada a estudante.  Já Hillary Ribeiro, que estuda o 5º ano na mesma escola, disse que através da ação aprendeu mais sobre refeições saudáveis. “Amei aprender brincando sobre como devemos evitar os doces e comer alimentos mais saudáveis”, disse a estudante.

“É um programa muito importante, como todas as práticas já promovidas pela Secretaria de Saúde, principalmente no que se refere ao cuidado da saúde da criança. O projeto, em parceria com a Secretaria de Educação, ganha uma abrangência que deve ser encarada como uma vitória, uma vez que a gente busca alinhar as questões de saúde das crianças com a aprendizagem. Quanto mais saudável estiverem as crianças da rede municipal de ensino, mais elas ficam propensas a aprender”, ressaltou Samuel Santana, secretário de Saúde.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar