Tradições Juninas são preservadas na Rede de Ensino em Petrolina

Tradições Juninas são preservadas na Rede de Ensino em Petrolina

É impossível não associar o mês de junho às festas juninas, época em que tiramos as botas, chapéu de palha e roupa xadrez do armário, para curtir as brincadeiras, quadrilhas e as comidas típicas da época. Mantendo a tradição cultural e resgatando as manifestações do nosso povo, as escolas, CMEIs e Nova Semente, em Petrolina, estão usando a criatividade e transformando as unidades de ensino, em um verdadeiro arraial, com muitos balões e bandeirolas coloridas.

Aproveitando a temática da Festa Junina no ambiente escolar, as unidades de ensino também estão executando em sala de aula, trabalhos pedagógicos, que fazem parte dos projetos estruturantes Petrolina Ler+ e Petrolina Escreve +. O objetivo é incentivar a valorização das tradições e da cultura popular, apresentando aos estudantes, características das festas juninas e estimular a imaginação e a criatividade, através de atividades temáticas e lúdicas.

Há uma gama infinita de possibilidades para trabalhar os festejos juninos em sala de aula, que vai muito além de pipoca e quadrilha. Por isso, as unidades de ensino elaboraram uma grande programação que contempla contação de história, pintura, colagem, música, danças, comidas típicas, exibição de vídeo, teatro, entre outras ações.

“Aproveitar esses momentos para ensinar fatos históricos e elementos culturais, facilitam e enriquecem o trabalho pedagógico, deixando-o mais eficiente em todos os sentidos e, consequentemente, muito mais atrativo e divertido para os alunos, que criarão memórias do que foi construído e aprendido. Não poderíamos deixar de apresentar a nossa cultura popular e tudo que diz respeito a ela, porque é uma temática muito rica dentro da Educação. Estamos empenhados em desenvolver projetos que auxiliem a escola a vivenciar de forma mais dinâmica e interativa”, explicou a secretária Executiva de Ensino, Isva Modesto.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar