Chesf assina Termo de Cooperação com Univasf

Chesf assina Termo de Cooperação com Univasf

Na manhã desta quarta-feira (27), a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) assinou Acordo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), voltado para incentivar a formação de pesquisadores e a troca de experiências junto aos projetos desenvolvidos pelo Centro de Referência em Energia Solar de Petrolina (Cresp).

A solenidade ocorreu em Petrolina (PE), com a presença do diretor de Regulação e Comercialização da Chesf, Roberto Pordeus, e do vice-Reitor da Universidade, Roberto Jefferson Bezerra do Nascimento, e contou com a presença de convidados e representantes do Cepel. A iniciativa da Companhia está alinhada ao Comitê de Política Tecnológica da Eletrobras.

O gerente de Inovação (P&D+I) da Chesf, José Bione de Melo Filho, afirmou que haverá ganhos para toda a região e a sociedade: “Essa parceria vai permitir o aprofundamento das pesquisas já realizadas no Cresp – nas áreas de heliotérmica solar, armazenamento de energia, hidrogênio e microrredes”.

“Esse é um dia histórico para a Chesf. Dia 1 de agosto completo 44 anos trabalhando na Chesf e sempre acompanhei lançamentos tecnológicos em suas instalações e a busca por novas tecnologias. Na aérea de pesquisa não poderia ser diferente”, afirmou o diretor de Regulação e Comercialização da Empresa, Roberto Pordeus.

O diretor disse ainda que este é o “primeiro termo de cooperação que assinamos para desenvolver o Cresp e trazer mais benefícios para a sociedade. A assinatura de hoje é uma referência para muitos outros termos de cooperação que pretendemos estabelecer em breve”.

O vice-Reitor da Univasf, Roberto Jefferson, afirmou que, com o Acordo de Cooperação, serão fortalecidos os estudos, a prospecção e o desenvolvimento científico, além de incrementar a capacitação de docentes e alunos. “Essa é uma parceria que vem de longe e que hoje se amplia com a assinatura do termo de cooperação. Um acordo importante para a região, para as pessoas. O sentimento é de orgulho pela Univasf, por essa parceria e por Petrolina.”

Estudos – Um grande laboratório a céu aberto, o Cresp desenvolve estudos para o Setor Elétrico na área de geração solar. Em decorrência do crescimento da demanda de energia elétrica, mais pesquisadores têm se dedicado para manter a evolução tecnológica, através de parcerias com instituições acadêmicas e de pesquisas.

Atualmente, no Centro são desenvolvidos inúmeros projetos de Pesquisa & Desenvolvimento, entre eles, a implantação de uma planta heliotérmica com tecnologia de calha parabólica de 0,8MWe associada a uma planta de hidrogênio verde, visando estabilizar a operação da planta heliotérmica.

Há, ainda em curso, a implantação de duas usinas fotovoltaicas flutuantes de 1,5MWp (cada) nos reservatórios das Usinas Hidro Elétricas de Sobradinho (BA) e Boa Esperança (PI), tendo como  objetivo estudar um viés de geração de energia elétrica mais eficiente e competitivo através de sistema solar em reservatórios de usinas hidro elétricas com além de proporcionar a redução do impacto ambiental, otimizando os custos e a infraestrutura de transmissão existente.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar