’Julho Amarelo’ reforça prevenção das hepatites virais em Juazeiro

’Julho Amarelo’ reforça prevenção das hepatites virais em Juazeiro

O dia 28 de julho é celebrado como “O Dia D” da Luta Mundial contra as Hepatites Virais, por isso, este mês a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, lança a campanha ‘Julho Amarelo’, que visa reforçar as ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das hepatites virais.

As hepatites virais são classificadas em cinco principais tipos: A, B, C, D e E. No Brasil, as infecções mais comuns são as do tipo A, B e C. A doença pode ser causada por vírus, doenças autoimunes, doenças metabólicas, genéticas, uso de alguns medicamentos, álcool ou drogas que causam uma inflamação no fígado. “Nem sempre a doença irá apresentar sintomas, por isso, a importância de fazer testes. Nas Hepatites agudas, que podem se manifestar como cansaço, febre, mal-estar, vômitos, enjoo, urina escura, dor abdominal, tontura ou a pele e olhos amarelados, é que o diagnóstico é mais fácil. Nos demais casos, tipo hepatite B e C crônica, a doença é silenciosa. Daí a importância das campanhas de testagem em massa, principalmente das pessoas acima dos 50 anos”, destaca o médico infectologista, Rodrigo Videres.

Segundo dados do Centro de Informação IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, em 2021, Juazeiro registrou 19 casos de infecções de hepatites do tipo B e 15 casos do tipo C da doença. De janeiro a junho deste ano, o município contabiliza 2 casos do tipo B e 3 do tipo C.

 Vacinação

Os tipos A e B possuem vacinas, que “Já são inclusas no esquema vacinal desde a infância, já para o tipo C, não existe vacina”, explica Rodrigo Videres.

Testes

O município disponibiliza para a população testes rápidos e gratuitos, que podem ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município ou no CIDHA, que funciona se segunda a sexta-feira, ao lado do Centro de Saúde III, no bairro Angary.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar