Ação alusiva ao Agosto Dourado promove conscientização sobre a importância da amamentação e realiza ensaio fotográfico das gestantes assistidas na rede de saúde municipal

Ação alusiva ao Agosto Dourado promove conscientização sobre a importância da amamentação e realiza ensaio fotográfico das gestantes assistidas na rede de saúde municipal

A Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira (12) uma atividade alusiva ao Agosto Dourado, campanha nacional de conscientização sobre a importância do aleitamento materno. A ação, que contou com a realização de Acolhimento, Busca Ativa para a melhoria dos indicadores de desempenho do programa Previne Brasil, relato de experiências, palestra sobre a importância do aleitamento materno e ainda um ensaio fotográfico das gestantes participantes, aconteceu na Academia da Saúde, localizada à Av. Raul Alves.

“Sou mãe de primeira viagem e aprendi hoje muita coisa: sobre os cuidados com a mama, a forma correta de amamentar. A ação está super aprovada e só demonstra o cuidado da nossa prefeita com o seu povo”, afirma a gestante Hianca Oliveira. Arielle Filgueira também está esperando o seu primeiro filho e conta que a motivação para participar da ação foi a busca por conhecimento. “Por ser a minha primeira gestação fico ansiosa para saber um pouco mais sobre todo o processo. Hoje aprendi muito sobre a importância do leite materno principalmente nos primeiros dias de vida”, disse a gestante.

Durante a palestra a enfermeira do município, Nayara Duarte, passou para as participantes informações acerca dos benefícios da amamentação para o bebê e para a mãe, as fases do leite, as mudanças do leite materno, a forma correta de amamentar, entre outros pontos. “Nosso papel aqui hoje e durante todo esse mês é passar informações para essas mulheres para que elas além de se conscientizarem sobre a importância desse ato, também possam ter uma qualidade que irá contribuir tanto para a mãe como para o bebê”, destaca a enfermeira.

A coordenadora de vigilância alimentar e nutricional do município, Taate Araújo, mesmo gozando de licença maternidade, participou do momento para relatar sua experiência ao amamentar seu primeiro filho, que nasceu há pouco mais de um mês. “Amamentar não é só um ato de amor, mas também de força, determinação e muitas vezes de dor. Mesmo com todo o meu conhecimento teórico tive muitas dificuldades nos primeiros dias, mas garanto que tudo vale a pena”, afirma Taate Araújo durante o relato da sua experiência.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica no município, Renata Santos, durante todo mês de agosto a programação vai continuar acontecendo nas Unidades de Saúde do município.

“O momento de hoje é o marco da programação que vamos seguir realizando durante todo o mês, unimos num só momento informação e uma homenagem simbólica a essas futuras mamães. Vamos seguir com a realização das salas de espera nas Unidades Básicas de Saúde, conscientizando à população sobre o tema”. Ressalta a coordenadora.

O gestor da pasta de saúde no município, Samuel Santana, fez a abertura oficial do evento e destacou o compromisso da gestão municipal em ofertar uma saúde de qualidade aos sento-seenses. “O aleitamento materno é necessário para o desenvolvimento da criança e a promoção da saúde e a campanha nacional do Agosto Dourado, vem para conscientizar, informar as mulheres sobre todo esse contexto. Ao realizarmos ações como esta além de promovermos saúde estamos mostrando o compromisso da gestão municipal com a saúde da sua população”, afirmou o secretário. 

Finalizando a ação a Gestão Municipal promoveu um ensaio fotográfico individual, das participantes, para que as futuras mães tenham um registro das suas gestações

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar