Eletrobras Chesf realiza evento sobre inovação em energia

Eletrobras Chesf realiza evento sobre inovação em energia

ompanhia busca alternativas tecnológicas para fomentar o empreendedorismo no setor de energia

Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo no setor de energia, o Hub de Inovação em Energia da Eletrobras Chesf (UmBUH) promove o evento “ UmBUH: Uma Solução de Inovação Aberta e Corporativa no Setor de Energia”, que visa apresentar estrutura e ações do UmBUH HUB para o público da Eletrobras Chesf e sua importância para o ecossistema de inovação no setor de energia do Nordeste. O evento acontece no próximo dia 26, às 14h, no Edifício Sede da Eletrobras Chesf – Espaço Led/Sala Xingó, no Recife. O público pode acompanhar através do link http://bit.ly/3IVo2ZZ

Na ocasião ainda serão apresentados os resultados alcançados no ano de 2022 e as empresas selecionadas na 1ª Chamada de Inovação Aberta.

Em agosto do ano passado, a 1ª Chamada de Inovação Aberta do UmBUH selecionou Startups e Empresas Inovadoras para o desenvolvimento de projetos que atendam aos desafios das seguintes áreas temáticas: Comercialização de Energia, Operação do Sistema Elétrico, Gestão de Ativos, Processos e Informação. O investimento final para esta chamada será de até 1 milhão de reais para atender aos desafios e as soluções mais promissoras receberão incentivos visando à obtenção de produtos finais para consumo da Chesf, assim como, posterior inserção no setor elétrico.

Alternativas tecnológicas – A mudança na matriz energética no mundo vem transformando a visão estratégica de empresas e governos em buscar alternativas tecnológicas que auxiliem nesta transição. Enquanto o Brasil é referência mundial na geração de energia limpa – 45% do total, sendo 4 vezes maior que a média mundial – ainda fica muito atrás na geração de inovação e novos negócios.  Das 10 mil startups mapeadas em um estudo realizado pela PwC (PricewaterhouseCoopers) em 2021, apenas 201 maduras foram identificadas no setor de energia. Ainda é um número tímido para um setor que representa 15% do país.

O que é UmBUH

O Hub de Inovação foi criado em 2022 pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PAQTCPB), em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Sob coordenação geral da Chesf, o UmBUH foi criado para ser o único canal de acesso da Companhia com as Startups, com o objetivo de viabilizar a criação e implantação de Ecossistema de Inovação para o Setor Elétrico nacional, visando alavancar o desenvolvimento do País, gerar novos negócios na Região, maximizar os resultados dos projetos de Inovação Aneel e atender, efetivamente, as demandas das empresas e da sociedade neste importante setor.

Programação do evento no dia 26/01

14h O papel da Eletrobras Chesf na Inovação Nacional (Diretor Roberto Pordeus)

14h15 O Papel do INSA / MCTI como parceiro estratégico (Dra Mônica Tejo)

14h30 Inovação e o Setor de Energético Nacional e Regional (Gerente de Departamento  José Bione)

15h UmHUB: O Canal de Inovação Aberta da Eletrobras Chesf (Prof. George/Filipe)

– 10 minutos Mapeamento do Ecossistema

– 10 minutos Gargalos e Desafios

– 10 minutos Estruturação do HUB

– 10 minutos Produtos e Serviços

– 10 minutos 1ª Chamada de Inovação Aberta + Anúncio da Contratação das Startups

– 20 minutos Cronograma de Ações 2023

16h30 Encerramento/Coquetel

Artigos relacionados

Fechar