Presidente vai à Argentina em sua primeira viagem internacional e reafirma laços com a América Latina

Presidente vai à Argentina em sua primeira viagem internacional e reafirma laços com a América Latina

Escolha de um país da América do Sul passa a importante mensagem de que o país quer retomar os laços com a região, que foram negligenciados durante o governo anterior

A VII Cúpula da CELAC ocorre na Argentina, país que exerce a presidência de turno da Comunidade – Foto: CELAC (Twitter)

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, realiza nesta segunda e terça-feira (23 e 24/01) sua primeira viagem internacional desde que assumiu seu novo mandato. O país escolhido é a Argentina. Na agenda do presidente, a tradicional oferenda de flores na Plaza San Martín, reunião na Casa Rosada com o anfitrião, Alberto Fernandez, encontro com empresários, evento cultural e ainda a participação na 7ª Cúpula de Chefas e Chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC).
Segundo o Secretário das Américas, embaixador Michel Arslanian Neto, passadas apenas três semanas da posse presidencial, “o Brasil volta ao mundo”. A escolha de um país da América do Sul passa a importante mensagem de que o país quer retomar os laços com a região, que foram negligenciados durante o governo anterior, de Jair Bolsonaro.
Alguns dos temas a serem tratados na visita serão: integração energética, comércio e investimentos, ambiente, infraestrutura, defesa, desarmamento, combate a ilícitos, espaço, cultura, questões de gênero, entre outros.
À noite, ainda no dia 23, os dois presidentes assistem a um concerto musical com artistas argentinos e brasileiros no Centro Cultural Kirchner.
TRÊS ANOS AUSENTE — A volta do Brasil à CELAC, da qual se retirou em 2020, é tema emblemático no sentido da reinserção do Brasil em sua própria região. A Cúpula ocupará manhã e tarde na terça-feira (24). Estão previstas, além das atividades da Cúpula, reuniões bilaterais temáticas — Saúde e Combate à Fome, por exemplo — e também entre países que solicitaram encontros com o presidente Lula. Essas agendas ainda estão em fase de confirmação e serão divulgadas em breve.
No dia 25 (quarta), Lula segue em viagem oficial para o Uruguai, onde se encontra com o chefe do Executivo no país, Luis Alberto Lacalle Pou.

 

SERVIÇO

Dia 23/01

Agenda Presidente Lula Buenos Aires
Plaza San Martín
10h30 — Oferenda Floral

Casa Rosada (endereço: Balcarce 50, C1064 CABA)
12h00 — Declaração à imprensa e assinatura de acordos
15h00 — Participação do Encontro dos Empresários – previsão de imprensa (imagem)

Centro Cultural Kirchner – CCK (endereço: Sarmiento 151, C1041 CABA)
19h00 — Evento cultural – acesso à imprensa para imagens da chegada dos presidentes
Dia 24/01

CELAC – Hotel Sheraton (Endereço: San Martín 1225 1275, C1104 CABA)
09h00 — Cumprimento oficial – acesso à imprensa para imagens
10h00 — Previsão de início da Cúpula
13h00 — Foto Família – com todas as delegações – acesso à imprensa para imagens
15h00 — 17h00 – Reuniões bilaterais – a serem confirmadas
18h00 — Encerramento da Cúpula

Artigos relacionados

Fechar