Cáritas Diocesana de Pesqueira realiza Encontro sobre Saneamento Rural

Postado em 9 de agosto de 2018 por Josélia Maria

Hospedagem WordPress

image-83593

Debater acerca dos avanços e desafios do saneamento rural no Estado, troca de experiências, e construção de processos para o fortalecimento da discussão referentes à temática estão na programação do encontro

Hospedagem WordPress

Ao longo dos anos a Cáritas Diocesana de Pesqueira discute o tema acesso à água por meio da execução de projetos voltados para Convivência com o Semiárido. Recentemente, a pauta saneamento rural tem sido discutida na perspectiva de atender famílias rurais com abastecimento d’água potável em suas residências.

Neste sentido, a Cáritas Diocesana em parceria com a Fundación Avina e Aliança Água + Acesso, com apoio da Prefeitura Municipal de Buíque, está executando em onze comunidades rurais no município de Buíque, o Projeto Gestão Comunitária de Sistemas de Abastecimento D’água.

image-83594

Com o intuito de fortalecer essa ação e ampliar a discussão sobre o tema, promover debate acerca dos avanços e desafios do saneamento rural no Estado, trocar experiências, e construir processos para o fortalecimento da discussão referentes à temática, a Cáritas Diocesana de Pesqueira realiza nos próximos dias 14 e 15 de agosto, terça e quarta, o I Encontro Sobre Saneamento Rural – Gestão Comunitária de Sistemas de Abastecimento D’água, na Casa São Francisco, em Pesqueira.

“Esperamos que o encontro desperte nos participantes a importância desta temática, valorizando as experiências existentes, a fim de, influenciar com este debate nas políticas públicas nos municípios e no Estado”, afirma a secretária executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Neilda Pereira.

O Encontro terá a participação de lideranças comunitárias, instituições, autoridades e parceiros.

Projeto Gestão Comunitária de Sistemas de Abastecimento D’água.

A iniciativa é  uma parceria da Cáritas Diocesana de Pesqueira com a Fundación Avina, e Aliança Água + Acesso (Instituto Coca Cola Brasil), e apoio da Prefeitura Municipal e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Buíque, e consiste na revitalização de dois sistemas comunitários para atender às famílias com abastecimento d’água nas suas residências, bem como, a capacitação de lideranças sobre os processos de gestão comunitária e operação dos sistemas.

A primeira etapa atenderá famílias das comunidades de Pilõeszinho, Barrocão, Gravatazinho, Pedrinha e Zé Gomes. A segunda etapa irá  atender as comunidades de São Lourenço, Cabo do Campo, Kalumbi, Farçola, Retiro e Zacarias. Ao todo, 270 famílias serão beneficiadas diretamente, em um total de 1.164 pessoas, na cidade de Buíque.

Serviço

Encontro Sobre Saneamento Rural–Gestão Comunitária de Sistemas de Abastecimento D’água

Quando: 14 e 15 de agosto

Horário: a partir das 8h

Onde: Casa São Francisco, em Pesqueira

Mais informações: (87) 3835.2646

 

 




[LoginRadius_Share]