Com temáticas importantes, a I Semana das Águas do Rio São Francisco aconteceu em Petrolina

Postado em 11 de outubro de 2018 por Josélia Maria

Hospedagem WordPress

Ações resultantes de monitoramentos realizados pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), atendendo a diretrizes do Programa Básico Ambiental 23 do Ministério da Integração Nacional no Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), motivaram a realização da “I Semana das Águas do Rio São Francisco”. Na última quinta-feira, 04, dia em que se celebra o aniversário do Rio São Francisco, temas importantes foram tratados por analistas ambientais do Cemafauna e Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA) e de instituições como o a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

“É uma iniciativa muito boa, o CBHSF tem se aproximado da academia quando trouxe o reitor dessa casa para a coordenação do Submédio São Francisco, além de divulgarmos a Semana em nosso site para a participação ampla da sociedade. Foi um evento muito positivo, pois vieram pessoas que têm um compromisso muito grande, levando o que a universidade tem produzido, principalmente, para essa Bacia e para esse projeto chamado PISF”, afirmou o Secretário da Câmara Consultiva do Submédio São Francisco do CBHSF, Almacks Silva.

Hospedagem WordPress

Durante os cinco dias foram apresentados temas como “Projeto de Integração do Rio São Francisco; Gestão de Recursos Hídricos com representantes da CHESF; Diversidade e conservação de peixes, entomofauna aquática, aves aquáticas e quelônios aquáticos; mexilhão-dourado no PISF; qualidade das águas e poluição; espécies de peixes e macrófitas invasoras.

De acordo com o coordenador do Cemafauna, professor Luiz Cezar Pereira, já está confirmada a realização da II Semana das Águas do Rio São Francisco que acontecerá no próximo ano, além de ressaltar a importância em promover um evento como esse em virtude do aniversário do Velho Chico, como também é carinhosamente chamado o Rio São Francisco.

“O Cemafauna está diretamente relacionado ao desenvolvimento do PBA 23 (Conservação de Fauna e Flora). Fazemos monitoramento e resgate de fauna na região do PISF que se tira um quantitativo de água do Rio São Francisco e coloca nas bacias receptoras e nós ajudamos o Ministério da Integração Nacional a entender e mitigar os impactos ocasionados pela obra”, disse o coordenador que ainda ressaltou os 10 anos em que o Cemafauna está envolvido nesse processo. “As informações são muito amplas e a sociedade precisa entender isso que apresentamos. Esse evento é uma forma de levar os resultados para a sociedade para que unindo-se a outros atores como o CBHSF, Codevasf, Chesf, possa ajudar na conservação que nada mais é do que proteção e uso dos recursos naturais”, concluiu Pereira.

Fonte: Jaquelyne Costa/ Ascom Cemafauna




[LoginRadius_Share]