Petrolina se destaca na oferta de tratamentos especializados

Postado em 1 de outubro de 2012 por Josélia Maria

Hospedagem WordPress

Integração Sensorial, Pediasuit (terapia intensiva),Neuromodulação por ETCC (Eletroestimulação Transcraniana por Corrente Continua) e Reabilitação Neuropsicológica. Estes são alguns dos métodos utilizados pela Neurologia e Neuropsicologia, visando a reabilitação física neuromotora, cognitiva, sensorial e emocional de pacientes portadoras de autismo, paralisia cerebral, atraso de desenvolvimento neuropsicomotor, síndromes neurológicas, AVC, Alzheimer, Parkinson e déficits de atenção.

Oferecidos até bem pouco tempo atrás, apenas em grandes centros urbanos, estes tratamentos já estão disponíveis no Vale do São Francisco, através da clínica Cotidiano Centro Terapêutico, que dispõe de profissional  habilitado por centros avançados, a exemplo do Instituto Scala, em São Paulo – uma organização fundada em 2007 por professores da Escola de Medicina da Universidade Harvard (EUA).

Hospedagem WordPress

A terapeuta ocupacional Leatrícia Paiva é a única especialista na região em Neurologia e Neuropsicologia, a utilizar os métodos Pediasuit, Theratogs, Therapy Taping, Integração Sensorial, Reabilitação Neuropsicológica e Neuromodulação por ETCC, além de também tratar com os métodos Son Rise,Floortime, TEACCH, ABA.

A partir da utilização, por exemplo, dos métodos de Integração Sensorial, Reabilitação Neuropsicológica, Son Rise, Floortime, TEACCH e ABA, Leatrícia Paiva vem conseguindo ótimos resultados com crianças do espectro autista (uma disfunção global que compromete o desenvolvimento normal de uma criança e se manifesta tipicamente antes do terceiro ano de vida), – que vem apresentando alta incidência no Vale do São Francisco, inclusive com uma estimativa de quatro mil casos comprovados.

De acordo com a especialista, a terapia ocupacional tem evoluído bastante em função dos avanços conquistados nas mais distintas formas de reabilitação. Leatrícia chegou recentemente de São Paulo, onde participou do IV Simpósio Internacional de Neuromodulação e do curso de ETCC pelo Instituto Scala.  “Estarei viajando novamente no início do ano que vem, para a realização de um novo curso neste mesmo Instituto, com Dr. Felipe Fregni. Este será feito para aprofundamento em neuromodulação com ETCC, uma vez que já existem novas pesquisas sobre a eficácia deste tratamento em várias patologias. Serei habilitada para, que além da aplicação, possa participar de pesquisas sobre neuromodulação”.

Os principais usos da ETCC são na depressão, esquizofrenia, Alzhaimer, Parkinson, dor crônica geral, fibromialgia, recuperação pós AVC, autismo, atraso de desenvolvimento neuropsicomotor e déficit motor. Pesquisas científicas comprovam que a neuromodulação por ETCC, aliado a outras terapias, a exemplo de reabilitação neuropsicológica e reabilitação neuromotora, têm melhorado consideravelmente o prognóstico dos pacientes, assim como a sua qualidade de vida.

O método Pedisuit (Terapia Intensiva) até pouco tempo só existia nos Estados Unidos, e na região Sul e Sudeste do país. Petrolina, até o momento é a primeira cidade no Nordeste a ter este método disponível para a reabilitação de diversas patologias. “Contamos com tudo de mais moderno que existe na reabilitação neuromotora, cognitiva, sensorial e emocional dos pacientes com diversas patologias. Objetivando que estes consigam desenvolver seu potencial máximo, melhorando a qualidade de vida e de seus familiares, possibilitando um cotidiano mais feliz.” concluiu Leatrícia Paiva.

 

A clínica Cotidiano Centro Terapêutico, fica na rua Dr. José Maria, 27, Centro, Petrolina-Pe, fone (87) 3031-7236.

image-71

Hospedagem WordPress



[LoginRadius_Share]