Por que o Dia das Crianças e da Padroeira Aparecida é comemorado no mesmo dia?

Postado em 12 de outubro de 2017 por Josélia Maria

Hospedagem WordPress

FolhaValle

Hospedagem WordPress

O dia 12 de outubro é marcado por alegria e presentes no Brasil, onde são celebradas a festa da Mãe Aparecida e o dia das crianças, mas em outros países do mundo a comemoração representa algo mais.

Na data de 12 de outubro é comemorado, no Brasil, o Dia das Crianças. Cai precisamente no mesmo dia de outra importante festividade: o dia da padroeira do país – a santa católica Nossa Senhora Aparecida. Quando essa época do ano se aproxima o comércio se agita, pois é, simplesmente, a segunda data do ano com maior faturamento para os lojistas e comerciantes em geral, perdendo somente para o Natal.

Em geral, como não poderia deixar de serem, as crianças amam esse dia, que é muito alegre – exceto para famílias mais humildes, que não podem comprar presentes.

Os pequenos amam essa data, pois são as grandes estrelas da festa. Porém, alguns pequeninos não são contemplados devido à condição financeira de seus pais.

Na verdade o dia das crianças é mais antigo que a comemoração da Padroeira do Brasil. Historicamente, a festa de Nossa Senhora Aparecida, desde 1930, quando foi proclamada a Padroeira do Brasil, era comemorada no dia 08 de setembro.

Somente em 1980, com a visita do agora santo, o Papa João Paulo II é que passou a ser celebrada no dia 12 de outubro. Já o dia das crianças foi instituído na década de 1920, mas somente em 1960 passou a ter relevância de fato, com o forte apoio da indústria de brinquedos.

Mas o que importa é que hoje, a festa da Mãe de Jesus e a festa das crianças, amadas de Jesus, coincidem no um único dia, e assim, unidas, essas duas celebrações enobrecem ainda mais o dia 12 de outubro.

A comemoração no Brasil

A iniciativa de criar um dia especialmente dedicado às crianças foi do deputado federal Galdino do Valle Filho, ainda na década de 1920. Depois de aprovada pelos deputados, o 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
Mas a data só “pegou” mesmo em 1960, quando Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da Fábrica de Brinquedos Estrela, fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto”. Logo depois, as empresas decidiram criar a Semana da Criança, como meio de aumentar as vendas. Como a proposta surgiu no final de junho e os organizadores pretendiam fazer algo ainda naquele ano, o mês escolhido para a comemoração acabou sendo outubro. A idéia foi um êxito.
No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e “ressucitaram” o antigo decreto. A partir daí, o 12 de outubro se transformou em uma das datas mais importantes do ano para o setor de brinquedos.

Dia Universal da Criança

A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Universal da Criança. Nessa data, também é comemorada a Declaração dos Direitos da Criança, aprovada em Assembléia Geral das Nações Unidas em 1959. Muitos dos direitos e liberdades contidos neste documento fazem parte da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Declaração dos Direitos da Criança estabelece, entre outras coisas, que toda criança requer proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

Curiosidades do Dia das Crianças

É importante destacar uma curiosidade: o dia 12 é a comemoração da data apenas no Brasil, nos outros países – mais de 100 – a celebração é feita em outros momentos do ano. A seguir apontamos alguns dos países e suas formas de comemorar o Dia da Criança:

Japão – a data no país é a de 3 de março para meninas, sendo expostas muitas bonecas e em 5 de maio, exclusivamente para meninos, quando há grandes exposições de bonequinhos que parecem samurais. Na China, o Dia das Crianças é 5 de maio, também;

Nova Zelândia – a época é o último domingo do mês de outubro. Trata-se de um feriado, no qual as pessoas se reúnem em família, crianças brincam para valer e pais interagem com seus pequenos. Além disso, é escolhido um animal para ser homenageado na ocasião;

 

Moçambique – em 1 de junho se celebra a homenagem às crianças moçambicanas, lembrando massacres ocorridos por parte do exercito nazista, no ano de 1943. Não se trata de uma comemoração, mas sim reflexão e estímulo à proteção infantil local;

Turquia – a comemoração no país é em 23 de abril e se assemelha ao Brasil , porque se trata de um momento em que  crianças são presenteadas e passeiam com seus familiares;

Índia – o dia 12 do mês de novembro é também o dia em que completa mais um ano de comemorações a Jawahrial Nehru;

Em termos mundiais, há o Dia Universal das Crianças, instituído pela ONU, como homenagem à aprovação da Declaração Universal dos Direitos da Criança, no ano de 1959.




[LoginRadius_Share]