Ministro Fernando Bezerra entrega barragem em Afrânio e anuncia mais investimentos no combate à estiagem

Ministro Fernando Bezerra entrega barragem em Afrânio e anuncia mais investimentos no combate à estiagem

Foto:Prefeita de Afrânio Lúcia Mariano,deputado estadual Adalberto Cavalcanti (PHS) e o Ministro da Integração Fernando Bezerra

Como reforço às ações de enfrentamento da estiagem, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, inaugurou na noite desta quinta-feira (21), em Afrânio, no serão pernambucano, a barragem de Barreiro Grande, que vai beneficiar mais de 12 mil moradores da zona rural.

Orçada em R$ 1,3 milhão, a obra foi executada pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O ato público de entrega da barragem contou com a presença de lideranças políticas de Afrânio e Petrolina e foi acompanhado por centenas de moradores da região.

A barragem de Barreiro Grande tem capacidade para comportar mais de 1 milhão de metros cúbicos de água. Em seu discurso, o ministro Fernando Bezerra apontou o empreendimento como estratégico entre as iniciativas do Governo Federal para fortalecer estruturas de convivência com a estiagem.

“Essa barragem é fruto do esforço e da dedicação da comunidade de Afrânio que, como outras que vivem em áreas de sequeiro, sabe bem o que sofre com as longas estiagens. Estamos nos preparando com ações planejadas e concretas para aos poucos garantir água o ano inteiro independentemente da escassez de chuvas”, disse Bezerra.

O ministro da Integração Nacional também pontuou as dificuldades das populações sertanejas para conseguir água e destacou a importância das ações emergenciais do Governo Federal, a exemplo dos carros-pipa. Segundo o ministro, atualmente estão em operação mais 4 mil carros-pipa sob a coordenação do Exército e outros 2 mil geridos pelos estados para levar água aos municípios castigados pela estiagem.

“Não podemos deixar de destacar o Bolsa Estiagem que vem beneficiando cerca de 900 mil pessoas, além do Garantia-Safra. A presidenta Dilma Rousseff, com seu compromisso e carinho pelo povo do Nordeste, tem pedido olhar especial para o Programa  Água para Todos que já avança na distribuição de cisternas por meio da Codevasf”, acrescentou o ministro, apontando que a meta é implantar 750 mil cisternas em todo Nordeste e mais de 3 mil pequenas barragens.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar