Petrolina realizará 1° Festival Ana das Carrancas em celebração à cultura afrodescendente

Petrolina realizará 1° Festival Ana das Carrancas em celebração à cultura afrodescendente

Culinária, vestimentas, rituais religiosos, penteados, arte, música e costumes da cultura afrodescendente. Estes são alguns dos elementos que serão amplamente explorados no 1° Festival multicultural “Ana das Carrancas – Cultura Afro”, que será realizado na cidade de Petrolina. O lançamento do evento acontece nesta segunda(18), às 10h, no gabinete da prefeitura municipal.

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, com recursos provenientes da Fundação Palmares, entidade de defesa e promoção da cultura afro brasileira. As Secretarias de Cultura, Desenvolvimento Econômico e Eventos, e Secretaria de Turismo estão à frente da organização do festival.

Dentre as dinâmicas propostas, estão a realização de oficinas, exposições, palestras, apresentações artísticas – como teatro, dança – e shows musicais.

A representante da Fundação Palmares, Deyse Felipe, é uma das idealizadoras do projeto e participa pela segunda vez da coordenação do evento desta temática. O primeiro foi realizado no final do ano passado, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina.

Satisfeita com os resultados do festival no sudeste, Deyse se mostra bastante otimista para a ação em Petrolina. “A cultura aqui é muito rica e repleta de particularidades. As entidades vão ser envolvidas na construção do projeto para que elas se identifiquem no festival. Desta forma vamos discutir o tema com seriedade, mostrando o que a cultura afro tem de mais bonito”, defende Deyse.

A secretária de Cultura, Esmelinda Amorim, destaca que o festival é um instrumento necessário de resgate e difusão da cultura afro de Petrolina. “Precisamos tomar consciência da nossa herança cultural africana. Estes dois dias de festival, na minha avaliação, serão como aulas de vivência e convivência com a cultura afro, que será trabalhada de maneira localizada”, reforça.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar