Alepe: luta por lugar de Uchoa pode envolver sociedade

Alepe: luta por lugar de Uchoa pode envolver sociedade

Rei1

Deputados Rodrigo Novaes e Alberto Feitosa querem abrir as discussões sobre a necessidade de alternância do poder na Assembleia Legislativa

Do Diario de Pernambuco

Em reunião realizada entre parlamentares descontentes com a reeleição de Guilherme Uchoa (PDT) para a presidência da Assembleia Legislativa do Estado, um grupo de deputados decidiu lançar, ontem, um manifesto defendendo o princípio da alternância do poder na Casa. Os nomes de Rodrigo Novaes (PSD) e Alberto Feitosa (PR) continuam como alternativas para a disputa. Uchoa tentará o quinto mandato e já conta agora com um adversário: Edilson Silva (PSol), que oficializou sua candidatura na semana passada.

Para o grupo de Novaes e Feitosa, o fato de o PSB – de quem ambos são aliados – ter se inclinado em favor da candidatura de Uchoa abriu precedente para que a discussão em torno de novos nomes surgisse. “Os deputados estaduais deveriam levar em conta a emenda à Constituição do deputado Raimundo Pimentel (PSB), de 2011, que impede a reeleição do presidente da Casa para mais de dois mandatos”, disse Novaes.

A questão é que a procuradoria da Assembleia ainda está avaliando se Uchoa está certo ao afirmar que a emenda não deve ter efeito retroativo. Ela foi implementada quando ele já exercia o seu atual mandato e, em não retroagindo, só passaria a valer a partir deste ano. Os procuradores garantem dar sua posição até terça-feira

Esta semana, o grupo de parlamentares ligado a Novaes e Feitosa levarão para o plenário a discussão. “Queremos chamar a sociedade para discutir conosco o tema”, afirmou o deputado. A eleição para a Mesa da Assembleia Legislativa acontecerá no próximo domingo.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar