Técnicos do MEC avaliam estrutura do município para a implantação de um curso de medicina

Técnicos do MEC avaliam estrutura do município para a implantação de um curso de medicina

MEC 07

O técnico do Ministério da Educação – MEC, Lucas Melo, chegou a Salgueiro, nessa quarta-feira (14), para avaliar a estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde do município que possam comportar a implantação de um curso de medicina.

A agenda de visitação começou com uma reunião, no Centro Vocacional Tecnológico – CVT confecções, durante o período da manhã, com a participação do prefeito Marcos Libório de Sá; do secretário de Saúde, Emanoel Leite; de integrantes do Conselho de Saúde e de profissionais da saúde.

O avaliador do MEC explicou alguns dos requisitos que garantiram a pré-seleção de Salgueiro pelos Ministérios de Saúde e Educação, entre eles, estar distante 75 km de cursos de medicina, dispor de quantidade adequada de leitos, a presença e a qualidade de funcionamento do Caps, dos hospitais, das unidades básicas de saúde, além dos demais serviços de média e alta complexidade.

Ele, ainda, disse que a visita tem como objetivo verificar as informações que o município inseriu no sistema do MEC quando se candidatou. “Muito mais que uma inspeção é conhecer e contribuir. Salgueiro é uma cidade pequena com estrutura de cidade grande”, falou.

Até a próxima sexta-feira (16), o avaliador visitará o Caps, as obras da UPA 24 horas, a UPA Especialidades, algumas unidades de saúde da família, o Hospital Regional e o Pronto Socorro.

MEC 03

O prefeito explicou que, com o parecer positivo dos avaliadores, instituições privadas passarão por uma seleção para ofertar o curso. Ele disse, também, que, mesmo ainda estando na fase de adesão, três entidades já mostraram interesse motivados pela estrutura e logística do município. “Nosso propósito é fortalecer toda a cadeia de ensino e não só o acesso à universidade. Salgueiro é um polo regional. De 70 km de distância abaixo temos, em média, 18 municípios e compreendemos que a expansão nessas direções é fundamental”.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar