Movimento ‘Juazeiro no Rumo Certo’ discute políticas públicas com lideranças da área rural

Movimento ‘Juazeiro no Rumo Certo’ discute políticas públicas com lideranças da área rural

Movimento Juazeiro no Rumo Certo

Na noite desta quinta-feira (2) o movimento Juazeiro no Rumo Certo realizou mais um grande encontro, dessa vez, no espaço da APLB/Sindicato. Com o  tema  ‘Desenvolvimento Rural’, o evento reuniu dezenas de lideranças dos nove distritos que compõem o município.

Contando com a presença do prefeito da cidade, Isaac Carvalho, do deputado estadual Zó, do presidente da câmara, Damião Medrado, dos pré-candidatos que este ano disputam a eleição municipal pelo PCdoB, Carlos Neiva, Joaquim Neto e Paulo Bomfim o evento reuniu representantes dos partidos da base e membros de diferentes segmentos da sociedade. Também estiveram presentes as lideranças do interior, Carmem Lúcia, Émerson Mitú (STR), o representante dos caprinovinocultores, William Tiago, Jailzon Cobra  (MST), Lúcia Duarte e Josival Barbosa, representando os colonos dos perímetros irrigados.

O movimento ‘Juazeiro no Rumo Certo’ é fruto do diretório municipal do PCdoB e partidos aliados e foi  planejado com o objetivo de construir uma candidatura   embasada no diálogo com a população. O movimento também visa defender e garantir as conquistas alcançadas ao longo dos anos da gestão comunista. A  cada semana, até as eleições serão discutidos temas do interesse da população  para que estes ajudem na construção de um plano de governo.

Neste primeiro encontro, os pré-candidatos escutaram as demandas da população da área rural. “Reconhecemos que muitas ações foram feitas nesta gestão que melhoraram e muito a vida das pessoas que vivem no campo. Hoje temos 19 ônibus escolares, mais de 100 bicicletas já foram entregues aos estudantes, temos lancha e escolas rurais com ar condicionado. Houve a perfuração de poços artesianos, construção de adutoras e estradas. Agora, queremos mais creches e escolas de tempo integral”, afirmou Carmem Lúcia, moradora do distrito de Maniçoba.

Outro ponto debatido foi a criação de políticas públicas que incentivem ainda mais a caprinovinocultura. Atualmente, Juazeiro tem o segundo maior rebanho do Brasil, que corresponde a aproximadamente 9% do PIB. Desde 2008, o governo municipal vem criando programas como a Expovale, evento anual que permite o escoamento dos animais e a produção de conhecimento. Para o produtor William Tiago, a reestruturação de feiras para comercialização da carne de bode seria mais um passo importante na gestão.

Para o pré-candidato Paulo Bomfim, primeiro a fazer uso da palavra, conhecer de perto as necessidades da população colabora para o planejamento do governo. Na oportunidade ele ressaltou a implantação da coleta de lixo na zona rural e a recuperação de vias de acesso aos perímetros. “Sinto-me confortável em fazer parte dessa discussão, pois acompanhei de perto todos os avanços conquistados e participei de importantes transformações e avanços pelos quais passaram Juazeiro”, avaliou.

De acordo com Joaquim Neto, que esteve à frente do SAAE na gestão de Isaac, muita coisa foi feita pelo homem do campo. “O investimento dessa administração no interior foi o maior na história do município. Levamos água para várias comunidades, mas sabemos que ainda tem lugares que necessitam”, afirmou.

O último a se pronunciar foi o pré-candidato Carlos Neiva. Formado em agronomia, Neiva agradeceu pelo momento e se mostrou disposto a ajudar e batalhar por mais melhorarias. “Como estive à frente de uma pasta que incentiva o empreendedorismo, penso que as mulheres do campo devam pensar grande. Serei sempre um entusiasta e estarei disposto para ajudar a elevar as potencialidades da área rural”, concluiu.

Todas as demandas foram entregues aos candidatos e depois de analisadas farão parte do programa de governo. O próximo encontro já com data definida, será na quinta-feira, 9, e terá como tema a mulher, discutindo os desafios, os direitos e avanços das conquistas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar