Pontos de Cuidado atendem em quatro municípios

Pontos de Cuidado atendem em quatro municípios

pontos de colta

População em situação de rua tem local para tomar banho e receber kits de alimentação, água mineral, itens de higiene e informações para se protegerem da pandemia

Recife, Paulista, Olinda e Jaboatão dos Guararapes têm Pontos de Cuidado instalados para atender a população em situação de rua. Os Pontos de Cuidado fazem parte do Pernambuco Solidário contra o coronavírus. Os equipamentos são voltados para o atendimento à população em situação de rua. Em Olinda, o funcionamento começou nesta terça-feira (dia 5) e, em Jaboatão dos Guararapes, a operação começa nesta quarta-feira (dia 6).

Os Pontos de Cuidado oferecem às pessoas em vulnerabilidade social lavabos, banheiros e chuveiros para tomar banho, como reforço para higiene pessoal. No local, são distribuídos itens de higiene pessoal (sabonete líquido, pente, escova e creme dental), kit alimentação (com dois carboidratos, duas frutas e proteína) e água mineral.

O local é base para disseminação de cuidados de proteção contra o novo coronavírus e de informações sobre cuidados. Ao chegar, todos usuários do serviço têm uma aula prática de como lavar as mãos com rigor. Um cadastro busca informações sobre o usuário e investiga se ele tem algum dos sintomas da Covid-19 ou outra doença. Em caso de identificação, a pessoa é encaminhada ao serviço público de saúde.

O primeiro Ponto de Cuidado começou a funcionar no dia 31 de março, no Armazém 14, no Bairro do Recife. O Ponto de Cuidado de Paulista começou a operar em abril. Todos representam uma iniciativa do Governo de Pernambuco, que, através da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, em conjunto com a prefeitura do município, instalam o equipamento público, com insumos e pessoal qualificado. A definição do local é feita pela prefeitura e as instalações e os insumos para o atendimento são do Estado.

O secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, afirma que é preciso atender às pessoas em vulnerabilidade social, em um momento que o isolamento social tirou o movimento das ruas e, com ele, as oportunidades para a manutenção destas pessoas. “É uma ação para garantir esse atendimento e precisa respeitar todas as normas, cuidando da segurança de quem está ali. Além dos kits entregues individualmente, também temos pias para a higiene das mãos e banheiros com chuveiros para o banho”, explicou o secretário Cloves Benevides.

As filas para aqueles que esperam seu atendimento no Ponto de Cuidado têm espaçamento de pelo menos um metro entre as pessoas. Durante a espera, técnicos e voluntários aproveitam para passar informações sobre cuidados para se proteger da Covid-19.

Os Pontos de Cuidado são estruturas que unem Estado, Município e a sociedade civil em diferentes manifestações. Parte dos insumos distribuídos foram conseguidos através de doações voluntárias e contribuições da iniciativa privada. Grupos voluntários também se incorporaram ao esforço de atender àqueles que mais precisam.

A Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas possui conhecimento e experiência no trato com pessoas em situação de vulnerabilidade. É a secretaria que executa o Programa Atitude, de acolhimento e proteção a usuários de crack e outras drogas. O Atitude possui a modalidade proativa, o Atitude nas Ruas, que dialoga com grupos vulneráveis, entre eles, a população em situação de rua.

Insumos entregues

HIGIENE: Toalha, sabonete líquido, escova de dentes descartável, creme dental e pente.

ALIMENTAÇÃO: Dois itens de carboidrato (bolacha, pão, biscoito ou tareco), um item de proteína (sardinha ou queijo processado), duas frutas (laranja e banana) e suco caixinha ou leite achocolatado.

Endereços

Ponto de Cuidado do Recife

Armazém 14, na avenida Alfredo Lisboa, s/n

Ponto de Cuidado do Paulista

Procon Paulista, na Praça Papa João XXIII, 59 – Centro – Paulista

Ponto de Cuidado em Olinda

Av. Sigismundo Gonçalves, 700 (Casas da Três Marias)

Ponto de Cuidado em Jaboatão dos Guararapes

Praça Severina Coelho, no Centro de Cavaleiro

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Fechar