Dia do Ouvidor: HDM reforça o papel desse serviço

Dia do Ouvidor: HDM reforça o papel desse serviço

O Dia do Ouvidor é comemorado oficialmente em 16 de março e, aproveitando a data, o Hospital Dom Malan reforça o papel da ouvidoria nos serviços de saúde, que funcionam como instrumento de gestão participativa do SUS e canal legítimo de comunicação entre os cidadãos usuários do serviço público e equipe gestora.

Importante ressaltar que as ouvidorias da saúde são um direito constitucional e visam estimular a participação popular, reconhecendo direitos e coletando a opinião dos pacientes a respeito das ações e serviços ofertados. Ou nas palavras da ouvidora Margareth Stelitano: “É através da ouvidoria que o cidadão ganha voz ativa, seja através das suas críticas, denúncias ou sugestões, que por sua vez contribuem para o aprimoramento dos serviços”.

A ouvidoria do HDM realiza diariamente questionários qualitativos, aferindo a satisfação dos usuários; atendendo à demanda espontânea presencial, via telefone, ou caixa de sugestões; tratando e dando a devolutiva de queixas; além de alimentar relatórios.

“A população precisa conhecer e utilizar esse serviço, pois é o nosso canal legítimo de comunicação com os usuários. 100% das demandas que chegam são tratadas e respondidas. Ou seja, de fato funciona. Temos orgulho e muita satisfação de contar com esse suporte”, ressalta a diretora de Atenção à Saúde do HDM, Tatiana Cerqueira.

Stelitano ainda ressalta: “Somos parceiros e mediadores da população e atuamos como agentes de mudança. Não julgamos ação ou pessoa, mas sim negociamos soluções que impactem positivamente para os usuários e a instituição”.

Ouvidoria HDM
Funcionamento: De segunda a quinta, das 7 às 17h, e na sexta-feira, das 7 às 16h.

Contato: (87) 3202-7037.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar