Pernambuco Meu País – Edição Verão estreia em São José da Coroa Grande e impulsiona cultura e turismo no Litoral Sul

Com shows de O Grande Encontro, José Augusto e Nena Queiroga, o festival do Governo de Pernambuco estreou em 2026 ampliando o acesso democrático à cultura e fortalecendo o turismo no Litoral Sul do estado
A primeira noite do Festival Pernambuco Meu País – Edição Verão estreou em 2026, levando à Praça Constantino Gomes, em São José da Coroa Grande, uma programação gratuita que reuniu atrações locais e nomes consagrados da música brasileira. A iniciativa teve como objetivo impulsionar o turismo no Litoral Sul, ao mesmo tempo em que amplia o acesso democrático à cultura e fortalece a interiorização das políticas públicas culturais.
A noite de abertura contou com apresentações do Bloco Carnavalesco Lírico Cordas e Retalhos, PV Calado, Nena Queiroga, O Grande Encontro, com Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença, além do cantor José Augusto, reunindo diferentes gerações e linguagens musicais no line-up.
Abrindo oficialmente o calendário de shows do festival em 2026, o evento atraiu um grande público já na noite inaugural, que contou com a presença da governadora Raquel Lyra, acompanhada do prefeito de São José da Coroa Grande, Barbosa de Andrade; da secretária executiva de Cultura de Pernambuco, Yasmin Neves; do secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça; do presidente da Empetur, Eduardo Loyo; da presidente da Fundarpe, Renata Borba, e da diretora de ações culturais da Fundarpe e diretora-geral do Festival Pernambuco Meu País, Carla Pereira.
Na estreia do festival em 2026, a governadora destacou o impacto positivo da iniciativa, que vem ampliando o acesso à cultura e interiorizando investimentos por meio de uma programação de grande porte, que une cultura e turismo de forma inovadora.

“Fazer o Pernambuco Meu País chegar ao verão e ao litoral é fundamental. Passamos por Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e agora chegamos a São José da Coroa Grande, uma cidade que já foi tão forte no turismo, no lazer, nos shows e nos eventos. Em conversa com o prefeito Barbosa, ele me disse que o município nunca havia recebido uma carga de investimentos como esta, nem um festival com tamanha potência”, ressaltou a governadora.
“Isso gera emprego, renda, oportunidades e alegria no coração das pessoas. A rede hoteleira está lotada, bares e restaurantes estão cheios. Tudo o que estamos fazendo em Pernambuco é para reforçar que o turismo é uma das grandes fontes de riqueza do nosso povo. Temos paisagens belíssimas, que por muito tempo careceram de cuidado, e agora esse jogo virou. Estamos chegando com ações importantes e com um festival lindo como este”, completou.

Reforçando a consolidação do Pernambuco Meu País como política pública de Estado, Yasmin Neves, secretaria executiva de Cultura, afirmou:
“O festival desembarca em São José da Coroa Grande trazendo musicalidade, cultura popular e pernambucana neste solo tão sagrado e praieiro. Estamos trazendo tudo que é de bom da música brasileira, mas também tudo que é de bom da música pernambucana”, disse a secretária.
Sob a perspectiva do turismo, braço fundamental do festival, que leva a diversas cidades uma programação que reúne atrações de peso, o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, destacou o fortalecimento do fluxo turístico no Litoral Sul do estado.
“Superando os 95% de ocupação hoteleira previstos, São José da Coroa Grande recebeu turistas de diversas partes do Brasil de forma organizada, segura e acolhedora. A cidade esteve em plena movimentação e toda a região mobilizada, mostrando o sucesso da estratégia de levar grandes eventos para destinos chave do nosso estado, fortalece o turismo e gera impacto positivo em todo o Litoral Sul”, pontuou.
Já a diretora-geral do festival, Carla Pereira, ressaltou a importância da interiorização das ações culturais e da valorização da diversidade artística presente no território pernambucano.
“Pernambuco Meu País chega a São José da Coroa Grande como parte de um movimento contínuo de interiorização das políticas culturais do Estado, reafirmando o compromisso do Governo de Pernambuco com o acesso democrático à cultura em diferentes territórios. Trazer um festival desse porte para o Litoral Sul, em pleno verão, é reconhecer a potência cultural da região, valorizar os artistas locais e promover o encontro com nomes consagrados da música brasileira. E hoje está só começando”, completou.
NOITE DE SHOWS
A programação teve início às 18h com um esquenta para o Carnaval, comandado pelo Bloco Carnavalesco Lírico Cordas e Retalhos, que animou o público desde os primeiros momentos de ocupação da praça.
Às 19h, o palco recebeu PV Calado, que mudou o ritmo predominante da noite para o forró eletrônico. O artista, um dos fenômenos do gênero no Nordeste, manteve alto o clima de festa, principalmente quando embalou o público com seus hits Foguenta e Começo das Coisas. Dentro do setlist, o cantor caruaruense não se ateve ao gênero, e emendou versões de músicas do brega-funk ao repertório carnavalesco.
“Só elogios para esse festival. Antes de mim, teve um grupo carnavalesco, eu toquei agora e depois ainda vem Nena Queiroga, O Grande Encontro, José Augusto. O Pernambuco Meu País vem para isso: trazer nossa cultura e misturar gerações. É uma honra dividir o palco com esses mestres e professores”, exaltou o artista após a apresentação.
Programação Pernambuco Meu País Verão – São José da Coroa Grande:
18/01 – Domingo
18h – Troça Carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos
19h – Helena Cristina
20h30 – Grupo Revelação
22h30 – Alexandre Pires
00h30 – Ferrugem
DJ Salvador nos intervalos










