Prefeitura de Lagoa Grande regulamenta o piso salarial e reajusta vencimentos dos agentes de saúde e de combate às endemias do município
A Prefeitura de Lagoa Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), regulamentou, instituindo esta semana, o piso salarial dos agentes comunitários de saúde (ACS) e dos agentes de combate às endemias (ACE) do município. A regulamentação da medida foi oficializada após a aprovação de projeto de lei de autoria do Poder Executivo, na sessão extraordinária da Câmara Municipal, realizada na terça-feira, dia 27/01.
De acordo com a nova legislação, o piso salarial dos ACS e ACE de Lagoa Grande passa a ser equivalente a dois salários mínimos. Na mesma sessão, também foi aprovado o reajuste salarial da categoria para o ano de 2026, fixando o valor em R$ 3.242,00, retroativo a 1° de janeiro.
Para a prefeita Catharina Garziera, a valorização desses profissionais representa um compromisso com a qualidade da saúde pública no município. “Os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias são fundamentais para o bom funcionamento da nossa saúde. Valorizar esses profissionais significa reconhecer o papel estratégico que eles exercem junto à população e que fortalecem o cuidado com as famílias lagoa-grandenses”, destacou.
A secretária municipal de Saúde, Ana Araújo, reforçou que a política de prevenção e o fortalecimento da atenção primária passam diretamente pelo trabalho dos agentes. “São eles que atuam na linha de frente, dentro das comunidades, orientando, prevenindo doenças e contribuindo para a construção de um diagnóstico real da situação de saúde do nosso município. Esse trabalho é essencial para a efetividade das ações e das políticas públicas de saúde em Lagoa Grande”, afirmou a secretária.
Cinara Marques – jornalista
Fotos: Everaldo de Souza Ramos










